Categories: Uncategorized

Sony no rumo online

Estive hoje na Sony, onde conheci o novo executivo da área de marketing e comunicação, Lucio Pereira. Alegre com seus trigêmeos recém-nascidos, Lucio revelou algumas das apostas da Sony para 2009. Basicamente, são duas: Blu-ray e internet. Claro, a Sony é mundialmente conhecida como fabricante de televisores e equipamentos de áudio, mas o Blu-ray é uma espécie de menina dos olhos para a empresa japonesa, que idealizou e defendeu ardorosamente o projeto, inclusive na época da polêmica guerra de formatos com a Toshiba.

Vamos lembrar que o grupo Sony inclui também a Sony Pictures e a Tristar (que produzem filmes para cinema); a Sony Television (hoje uma das maiores fornecedoras de programas de TV do mundo); e a Sony Home Video (que distribui todos esses conteúdos em DVD e agora Blu-ray). Ou seja, domina toda essa cadeia produtiva. Natural, portanto, que aposte no Blu-ray, apesar da concorrência feroz dos downloads. Não foi à tôa que incluiu um drive BD no videogame PlayStation 3.

Lucio parece ser o homem certo no lugar certo. Foi ele quem montou no Brasil a operação chamada SonyStyle, que resultou num dos mais premiados sites de venda do País. Segundo ele, a loja é hoje a terceira maior da Sony no mundo, perdendo apenas para as SonyStyle do Japão e dos EUA. Lucio sabe, portanto, do que está falando. A internet será uma ferramenta cada vez mais fundamental na estratégia da empresa, que passa por uma reestruturação mundial desde a entrada de Howard Stringer, o irlandês que tornou-se o primeiro não-japonês a assumir a presidência do grupo, em 2005.

Em tempo: embora venha sofrendo com a crise mundial, a Sony tem perdido menos dinheiro do que seus concorrentes diretos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 dia ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago