sony-reader1Estive hoje na Sony, onde conheci o novo executivo da área de marketing e comunicação, Lucio Pereira. Alegre com seus trigêmeos recém-nascidos, Lucio revelou algumas das apostas da Sony para 2009. Basicamente, são duas: Blu-ray e internet. Claro, a Sony é mundialmente conhecida como fabricante de televisores e equipamentos de áudio, mas o Blu-ray é uma espécie de menina dos olhos para a empresa japonesa, que idealizou e defendeu ardorosamente o projeto, inclusive na época da polêmica guerra de formatos com a Toshiba.

Vamos lembrar que o grupo Sony inclui também a Sony Pictures e a Tristar (que produzem filmes para cinema); a Sony Television (hoje uma das maiores fornecedoras de programas de TV do mundo); e a Sony Home Video (que distribui todos esses conteúdos em DVD e agora Blu-ray). Ou seja, domina toda essa cadeia produtiva. Natural, portanto, que aposte no Blu-ray, apesar da concorrência feroz dos downloads. Não foi à tôa que incluiu um drive BD no videogame PlayStation 3.

Lucio parece ser o homem certo no lugar certo. Foi ele quem montou no Brasil a operação chamada SonyStyle, que resultou num dos mais premiados sites de venda do País. Segundo ele, a loja é hoje a terceira maior da Sony no mundo, perdendo apenas para as SonyStyle do Japão e dos EUA. Lucio sabe, portanto, do que está falando. A internet será uma ferramenta cada vez mais fundamental na estratégia da empresa, que passa por uma reestruturação mundial desde a entrada de Howard Stringer, o irlandês que tornou-se o primeiro não-japonês a assumir a presidência do grupo, em 2005.

Em tempo: embora venha sofrendo com a crise mundial, a Sony tem perdido menos dinheiro do que seus concorrentes diretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *