Categories: Uncategorized

LG quer o topo

Como vem fazendo todo ano, a LG apresentou hoje, em São Paulo, sua linha 2009 nas áreas de TVs, sistemas de áudio e home theater, celulares e informática, além de linha branca e uma nova divisão de negócios, chamada “soluções corporativas”. Tem muita novidade, que vamos tentar destrinchar aqui nos próximos dias. Mas o que mais chama atenção é o otimismo da empresa coreana diante do cenário econômico de incertezas. “Não vamos falar de crise, vamos falar de novos lançamentos”, resumiu o diretor de marketing, Eduardo Toni, logo no início da apresentação.

 

 

O crescimento em 2008, segundo ele, ficou abaixo do esperado: em vez dos previstos R$ 3 bilhões, o faturamento ficou em R$ 2,8 bilhões – ainda assim, um salto razoável (12%) sobre 2007. Culpa da crise no final do ano, que persiste no primeiro trimestre de 2009, mas espera-se que ceda a partir de agora. Os números que a LG divulga sobre market-share são invejáveis para uma empresa que atua no País apenas há 12 anos: 34% de participação em TVs LCD; 24% em home theater; 23% em celulares. Há quem diga que isso é resultado de uma política de preços fora da realidade, mas de uma coisa pode-se ter certeza: market-share é algo que não se compra, pelo menos não no longo prazo. E certamente a LG não está tendo prejuízo, ao contrário.

Bem, além disso, a LG diz que pretende chegar à liderança em todos os setores onde atua fixando uma imagem de inovação que poucas empresas no mundo hoje ostentam. Veja alguns destaques entre os produtos exibidos hoje e que devem chegar ao mercado durante o ano:

*TVs com gravador e conversor de TV digital embutidos (linha Time Machine); veja aqui o vídeo.

*TVs de LED em três tamanhos (42″, 47″ e 55″), tecnologia que aos poucos deverá substituir a de LCD; estes chegam só no segundo semestre.

*Player Blu-ray que acessa diretamente o YouTube, sem necessidade de computador (assista).

*Celular com display 3D, 8Gb de memória, GPS e capacidade de reproduzir imagens em alta definição (foto).

*Monitor 3D de 42″, com software que permite dar efeito tridimensional até mesmo a filmes comuns em DVD (não é exatamente o mesmo efeito do conteúdo produzido originalmente em 3D, mas uma simulação bem razoável).

*Computador do tipo NAS (Network Attached Storage) com 4 terabytes de capacidade, 4 drives HDD e acesso remoto.

Como disse, nos próximos dias e semanas vamos tentar explicar melhor o que significam esses e outros conceitos. De qualquer forma, é positivo o fato de que o consumidor brasileiro passa a ter acesso muito mais rápido a novidades que chegaram há pouco no mercado internacional.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • “Propaganda e promoção não sustentam um produto ruim. Nem um produto inadequado a sua época.”
    Akio Morita, empresário japonês

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

21 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago