Categories: Uncategorized

Menos vendas, mais lucro

Estudo do instituto de pesquisas NPD sobre o segmento de computadores nos EUA, divulgado ontem, traz algumas revelações interessantes. Até a todo-poderosa Apple, com sua (merecida) aura de criatividade, está sofrendo as conseqüências da recessão. Em fevereiro, as vendas de computadores Macintosh caíram 16%, enquanto as de PCs, estranhamente, subiram 22%. Na área dos portáteis, os números também são impressionantes: os Macbooks caíram 7%, enquanto os notebooks com Windows subiram 36%, puxados – é verdade – pela expansão dos netbooks (20% de aumento).

O levantamento foi feito entre as principais lojas dos EUA, excluindo (e esse é um detalhe importante) a maior delas, a rede Wal-Mart, e também as lojas virtuais da HP e da Dell, que só vendem aparelhos com Windows. Mesmo assim, os analistas do setor avaliam que a Apple está em situação privilegiada perante a concorrência. O preço médio de seus laptops caiu apenas 7%, enquanto os demais tiveram queda de 22%! Significa que a empresa de Steve Jobs continua fazendo mais dinheiro, mesmo vendendo menos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

6 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago