Estudo do instituto de pesquisas NPD sobre o segmento de computadores nos EUA, divulgado ontem, traz algumas revelações interessantes. Até a todo-poderosa Apple, com sua (merecida) aura de criatividade, está sofrendo as conseqüências da recessão. Em fevereiro, as vendas de computadores Macintosh caíram 16%, enquanto as de PCs, estranhamente, subiram 22%. Na área dos portáteis, os números também são impressionantes: os Macbooks caíram 7%, enquanto os notebooks com Windows subiram 36%, puxados – é verdade – pela expansão dos netbooks (20% de aumento).

O levantamento foi feito entre as principais lojas dos EUA, excluindo (e esse é um detalhe importante) a maior delas, a rede Wal-Mart, e também as lojas virtuais da HP e da Dell, que só vendem aparelhos com Windows. Mesmo assim, os analistas do setor avaliam que a Apple está em situação privilegiada perante a concorrência. O preço médio de seus laptops caiu apenas 7%, enquanto os demais tiveram queda de 22%! Significa que a empresa de Steve Jobs continua fazendo mais dinheiro, mesmo vendendo menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *