Categories: Uncategorized

Salada tecnológica

Um dos setores que mais estão sentindo o peso da crise é o de car audio. Como se sabe, trata-se de um segmento em que o único valor agregado está na instalação. Com a queda nas vendas de veículos, o impacto é imediato sobre fabricantes de players, alto-falantes e demais acessórios automotivos. As últimas notícias vindas direto do Japão (a fonte é o jornal Nikkei Business Daily) mostram que o setor se transformou numa verdadeira salada. Vejam só.

*A Pioneer, líder mundial, que recentemente abandonou a fabricação de TVs, aposta tudo nos produtos de car audio/video. Por isso, é a que mais sofre no momento. Tanto que foi buscar o apoio de uma de suas maiores concorrentes, a Mitsubishi. Ambas trabalham para unificar a produção de softwares de navegação (GPS).

*A Clarion, outra grande fabricante, acaba de ser comprada pela Hitachi, que também negocia uma saída honrosa do segmento de displays, algo difícil em meio à recessão.

*A alemã Bosch, dona da legendária marca Blaupunkt, vendeu a divisão americana da empresa para um grupo chamado Aurelius, cuja especialidade é adquirir empresas em dificuldade e recuperá-las para depois revender com lucro.

*Em outubro, JVC e Kenwood fundiram suas divisões de car audio – ambas foram pegas no contrapé pela crise.

Resumo: ou a indústria automobilística volta a vender muitos carros, ou todo esse pessoal está encrencado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

21 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago