Categories: Uncategorized

TVs de led, uma revolução?

Respondendo a um leitor que questiona se os TVs de led – dos quais temos falado tanto aqui – representam mesmo uma inovação, ou apenas a troca das lâmpadas convencionais pelas novas: sim, trata-se de uma nova geração de aparelhos. As lâmpadas de led são mais econômicas, brilhantes e duráveis, além de ocuparem menos espaço e permitirem a construção de TVs mais finos e mais leves. Apresentam tempo de resposta mais baixo, o que é essencial na formação da imagem em displays LCD. Os leds (foto) são comandados por processadores, de modo que a variação dos pixels e as nuances de cores podem ser melhor controladas. Além disso, os processadores analisam cada quadro da imagem (inclusive os subseqüentes), o que não é possível quando se usam lâmpadas convencionais.

Essa inovação, aliás, pode ser observada até mesmo dentro de casa: quem usa lâmpada de led pode prestar atenção no tempo que esta demora para se acender, em comparação com uma fluorescente ou (pior ainda) incandescente. São frações de segundo, mas no caso de um painel com centenas de leds isso faz uma enorme diferença. Há ainda a questão do contraste. O backlight de led é mais sensível para detectar áreas escuras da imagem, permitindo reproduzi-las com maior fidelidade na tela.

Bem, essa é uma explicação resumida. Para quem quiser entender melhor o assunto, sugiro este artigo, de meu colega Paulo Sergio Correia, um dos maiores experts na matéria.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago