led-smartRespondendo a um leitor que questiona se os TVs de led – dos quais temos falado tanto aqui – representam mesmo uma inovação, ou apenas a troca das lâmpadas convencionais pelas novas: sim, trata-se de uma nova geração de aparelhos. As lâmpadas de led são mais econômicas, brilhantes e duráveis, além de ocuparem menos espaço e permitirem a construção de TVs mais finos e mais leves. Apresentam tempo de resposta mais baixo, o que é essencial na formação da imagem em displays LCD. Os leds (foto) são comandados por processadores, de modo que a variação dos pixels e as nuances de cores podem ser melhor controladas. Além disso, os processadores analisam cada quadro da imagem (inclusive os subseqüentes), o que não é possível quando se usam lâmpadas convencionais.

Essa inovação, aliás, pode ser observada até mesmo dentro de casa: quem usa lâmpada de led pode prestar atenção no tempo que esta demora para se acender, em comparação com uma fluorescente ou (pior ainda) incandescente. São frações de segundo, mas no caso de um painel com centenas de leds isso faz uma enorme diferença. Há ainda a questão do contraste. O backlight de led é mais sensível para detectar áreas escuras da imagem, permitindo reproduzi-las com maior fidelidade na tela.

Bem, essa é uma explicação resumida. Para quem quiser entender melhor o assunto, sugiro este artigo, de meu colega Paulo Sergio Correia, um dos maiores experts na matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *