Segundo a empresa de pesquisas Nikkei Market Access, o consumidor japonês está pagando este ano um terço que do que pagava, até o ano passado, por um computador. Marcas até então tidas como de segunda categoria – como as chinesas Haier e Asus Tek – ganham maiores fatias de mercado, roubadas de gigantes como Sony e Panasonic. O fenômeno atinge todo tipo de aparelho, de computadores a torradeiras. E os analistas prevêem que varejistas fortes em preço, como a Wal-Mart, que nunca conseguiu se dar bem no Japão, devem crescer muito a partir de agora.
“Os consumidores estão dando mais atenção ao preço”, explicou Shinya Torihama, um desses analistas. “E muitos não ligam mais para as marcas”, acrescenta outro, Masataka Komorida. Para comprovar, basta esta estatística: em 2002, só havia dez marcas não japonesas entre as 10 mais vendidas em laptops. Hoje, a lista inclui Acer, Asus (ambas taiwanesas), a chinesa Lenovo e as americanas Apple, Dell e Gateway.
É, sem dúvida, um duro golpe no velho orgulho nipônico.
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