Em 2007 e 2008, a posição da Apple era absoluta nesse quesito. Agora, não mais. Nos dois primeiros meses de 2009, os líderes foram Asustek (fabricante dos já famosos netbooks Eee) e Lenovo; a Apple ficou em terceiro lugar, seguida por Toshiba, Acer e HP. Bem, os números não são absolutos. Segundo Josh Kaplan, diretor da RescueCom, a pontuação é calculada comparando-se a porcentagem de reclamações com o market-share da marca. Como os chineses cresceram muito nos últimos meses, é natural que sua pontuação aumente num primeiro momento.
Outro ponto destacado por Kaplan: a pesquisa não inclui as Apple Stores. E, quando se trata de reclamação, ninguém consegue ser atendido numa loja Apple, dado o enorme movimento de pessoas lá dentro. Por isso, os usuários acabam procurando mais as assistências técnicas que não são da própria empresa. Então, claro que o percentual é maior nestas.
Será preciso ver o que vai acontecer a médio prazo. Mas não deixa de ser um alerta.
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