Categories: Uncategorized

Sharp e Sony, juntas no LCD

O leitor Raul Castro diz que meu comentário sobre a Panasonic, que agora anuncia altos investimentos em LCD, foi “tendencioso”. Errou. Também acho que o plasma é melhor, mas não posso fechar os olhos para a realidade: o LCD está conquistando cada vez mais mercado. No Brasil, por exemplo, as estimativas que obtive (não há dados oficiais) são de uma proporção 80/20, ou seja, 80% dos TVs de tela fina seriam LCDs, e apenas 20% plasmas. Nos principais mercados mundiais, a situação se repete.

Vejam agora que Sharp e Sony, dois dos maiores fabricantes de LCD, oficializaram sua união. Em abril, começa a funcionar a Sharp Display Products Corp, com 66% de capital da Sharp e 34% da Sony, segundo o The Wall Street Journal. A crise obrigou as duas empresas (aliás, todas) a rever seus planos de expansão, mas está mantido o cronograma de inauguração da super-fábrica de LCDs em Sakai, próximo de Nagoya, que inicia operação em fevereiro de 2010. De lá sairão os painéis de oitava geração, com os quais é mais fácil e barato produzir TVs de até 65″ (veja aqui os modelos em preparação).

A joint-venture acaba sendo útil para as duas empresas, neste momento difícil. A Sony, que está prestes a terceirizar toda a sua fabricação de TVs para fornecedores chineses (já contratou 3 milhões de displays com a Hon Hai Precision, diz o Journal), pode ter na Sharp um excelente parceiro; e a Sharp, que está cortando em 10% sua produção atual, ganha um belo apoio financeiro para colocar em operação a fábrica nova (foto). 

Para quem não sabe: a Hon Hai, sediada em Taiwan, é tida como a maior fabricante de eletrônicos do mundo, sendo fornecedora de gigantes como HP, Apple, Dell, Nokia etc, em regime de OEM. Produz praticamente de tudo: computador, celular, filmadora,  TV… Tem mais de 166 mil empregados e fatura algo em torno de US$ 50 bilhões por ano. 

O quê? Você nunca tinha ouvido falar dessa tal Hon Hai? Pois é, eu também não.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago