Categories: Uncategorized

Todo mundo online

Não passa uma semana sem que surja notícia sobre alguma empresa que “descobriu” as vantagens da internet em sua comunicação corporativa. O fenômeno não é novo, apenas certas empresas foram mais ágeis do que outras em adotar as mídias online como ferramenta de marketing. O mais interessante é quando essa política traz consigo a preocupação de esclarecer (mesmo) o usuário, não apenas enchê-lo de informações propagandísticas.

Só na última semana, fiquei sabendo de três iniciativas do gênero, que nos dão a medida da preocupação geral em entender a linguagem da internet e explorar suas enormes possibilidades. A distribuidora Disac, por exemplo, renovou completamente seu site para criar novas formas de conversar com seu público – no caso, não apenas o consumidor final, mas também revendedores, fornecedores e imprensa. Navegando pelo site www.disac.com.br, percebe-se a intenção de harmonizar a linguagem visual (a ferramenta flash para isso é imbatível) com a oferta de informações técnicas úteis, algo que muitas empresas esquecem na hora de montar suas webpages.

Outra boa iniciativa nesse caminho vem da ELG Pedestais, fabricante de suportes e acessórios para aparelhos eletrônicos sediada em Joinville (SC). Seu novo site também explora de forma inteligente as alternativas visuais da web, conciliando bom gosto e especificações técnicas (o que não é fácil). Por sua vez, a Panasonic criou o hot site “Você no Controle” para explicar as diferenças entre plasma e LCD. 

Lembro que comentei aqui o site Simplificando DTV, criado pela Philips para esclarecer dúvidas sobre o lançamento da TV Digital. Foi uma idéia brilhante: ao mesmo tempo em que mostrava os avanços da empresa nesse campo, orientava os usuários – principalmente os leigos – sobre cada passo da implantação do padrão brasileiro. Eu mesmo usei várias vezes o site para consultas. 

Não tem jeito: essa é a tendência. Sites, hot sites (estes são apêndices dos sites convencionais, tratando de um tema específico) e blogs corporativos – além de todas as suas diversificações – são hoje o modo mais prático, rápido e dinâmico de comunicação. Estamos todos ainda aprendendo a usá-los, mas não há como escapar deles.

Para quem estiver interessado, passo aqui alguns dos melhores sites de empresas que conheço (ressalva: essa lista é inevitavelmente parcial, já que novidades nessa área surgem todo dia; sempre que aparecer algo interessante, vamos comentar aqui): 

www.intel.com.br – Esta é a parte do site voltada para clientes empresariais, um verdadeiro show de serviços interativos.

www.lge.com.br – Hot site dedicado à linha de TVs Scarlet, tem tudo que se precisa saber sobre esses produtos.

www.sonystyle.com.br – Um site de vendas (claro, de uma única marca), mas com todas as ferramentas necessárias a uma boa compra.

www.cisco.com.br – A empresa trabalha basicamente com clientes corporativos. A idéia aqui é municiá-los com todo tipo de orientação, independente de suas necessidades e preferências.

www.samsung.com.br – Uma grande sacada: um hot site (dentro do site oficial da empresa) dedicado à comunidade, tendo como mote a palavra mágica: “experience”.

Em tempo, neste endereço você encontra os hot sites da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, onde procuramos aproveitar boa parte das idéias dessas e de outras empresas. Continuamos aprendendo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago