google_godNão passa uma semana sem que surja notícia sobre alguma empresa que “descobriu” as vantagens da internet em sua comunicação corporativa. O fenômeno não é novo, apenas certas empresas foram mais ágeis do que outras em adotar as mídias online como ferramenta de marketing. O mais interessante é quando essa política traz consigo a preocupação de esclarecer (mesmo) o usuário, não apenas enchê-lo de informações propagandísticas.

Só na última semana, fiquei sabendo de três iniciativas do gênero, que nos dão a medida da preocupação geral em entender a linguagem da internet e explorar suas enormes possibilidades. A distribuidora Disac, por exemplo, renovou completamente seu site para criar novas formas de conversar com seu público – no caso, não apenas o consumidor final, mas também revendedores, fornecedores e imprensa. Navegando pelo site www.disac.com.br, percebe-se a intenção de harmonizar a linguagem visual (a ferramenta flash para isso é imbatível) com a oferta de informações técnicas úteis, algo que muitas empresas esquecem na hora de montar suas webpages.

Outra boa iniciativa nesse caminho vem da ELG Pedestais, fabricante de suportes e acessórios para aparelhos eletrônicos sediada em Joinville (SC). Seu novo site também explora de forma inteligente as alternativas visuais da web, conciliando bom gosto e especificações técnicas (o que não é fácil). Por sua vez, a Panasonic criou o hot site “Você no Controle” para explicar as diferenças entre plasma e LCD. 

Lembro que comentei aqui o site Simplificando DTV, criado pela Philips para esclarecer dúvidas sobre o lançamento da TV Digital. Foi uma idéia brilhante: ao mesmo tempo em que mostrava os avanços da empresa nesse campo, orientava os usuários – principalmente os leigos – sobre cada passo da implantação do padrão brasileiro. Eu mesmo usei várias vezes o site para consultas. 

Não tem jeito: essa é a tendência. Sites, hot sites (estes são apêndices dos sites convencionais, tratando de um tema específico) e blogs corporativos – além de todas as suas diversificações – são hoje o modo mais prático, rápido e dinâmico de comunicação. Estamos todos ainda aprendendo a usá-los, mas não há como escapar deles.

Para quem estiver interessado, passo aqui alguns dos melhores sites de empresas que conheço (ressalva: essa lista é inevitavelmente parcial, já que novidades nessa área surgem todo dia; sempre que aparecer algo interessante, vamos comentar aqui): 

www.intel.com.br – Esta é a parte do site voltada para clientes empresariais, um verdadeiro show de serviços interativos.

www.lge.com.br – Hot site dedicado à linha de TVs Scarlet, tem tudo que se precisa saber sobre esses produtos.

www.sonystyle.com.br – Um site de vendas (claro, de uma única marca), mas com todas as ferramentas necessárias a uma boa compra.

www.cisco.com.br – A empresa trabalha basicamente com clientes corporativos. A idéia aqui é municiá-los com todo tipo de orientação, independente de suas necessidades e preferências.

www.samsung.com.br – Uma grande sacada: um hot site (dentro do site oficial da empresa) dedicado à comunidade, tendo como mote a palavra mágica: “experience”.

Em tempo, neste endereço você encontra os hot sites da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL, onde procuramos aproveitar boa parte das idéias dessas e de outras empresas. Continuamos aprendendo.

1 thought on “Todo mundo online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *