Categories: Uncategorized

A TV e as mídias online

Por falar em internet, o competente Samuel Possebon, do Tela Viva, conta detalhes do NCTA Cable 2009, evento que está sendo realizado esta semana em Washington. O assunto principal não poderia ser outro: internet na TV, ou (como alguns preferem) TV na internet. Trata-se do evento mais importante do mundo na área de TV paga, embora muito focado no que acontece nos EUA, onde mais de 80% da população assina algum serviço do gênero. O problema é que, com a recessão, mesmo o custo da assinatura sendo relativamente baixo (na média, 30 dólares), o setor enfrenta dificuldades para manter seus assinantes. E, lá como aqui, já descobriu seu maior inimigo: ela mesma, a internet.

Os principais executivos das programadoras – e estamos falando de marcas consagradas, como Disney, NBC, HBO etc. – acham que a web é um caminho irreversível. “O modelo do cabo foi o melhor até hoje, mas a realidade digital impõe a busca de um novo modelo”, disse Bonnie Hammer, presidente da NBC/Universal. Segundo ela, os melhores conteúdos da TV paga são justamente os que fazem mais sucesso na web e, portanto, é aí que as programadoras podem ganhar algum dinheiro. 

Segundo Possebon, a melhor frase de quarta-feira, quando o evento começou, foi de John Lansing, representante de uma pequena programadora chamada Scripps Networks: “Há duas reações exageradas que um programador pode ter diante da distribuição online. Uma é colocar todo o seu conteúdo na web, de graça; a outra é não colocar nada”.

Bem pensado. Quem irá encontrar o ponto de equilíbrio? Algumas pistas, neste artigo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago