Categories: Uncategorized

Conversores embutidos: obrigação

Pode estar vindo por aí uma novidade que vai embolar o meio de campo dos fabricantes de TVs. O Ministério do Desenvolvimento – aquele mesmo que quis dificultar as importações e acabou desautorizado pelo presidente Lula – quer obrigar todo mundo a embutir o conversor digital nos TVs. Isso mesmo: deixariam de existir os conversores externos, que deram a maior confusão desde o lançamento, e todos os televisores digitais teriam que trazer o dito cujo dentro. Já em janeiro de 2010, todos os modelos a partir de 26″ terão que ser fabricados dessa forma (leia aqui a íntegra da decisão).  

O que o Ministério não explica é como devem ser os conversores: com ou sem interatividade? Até janeiro, será que teremos definida a pendência do Ginga? Ou Ginga-Java, como está sendo chamado? Como o chamado PPB (Processo Produtivo Básico), que define a produção de eletrônicos em Manaus, leva de 3 a 4 meses entre o início da fabricação e a entrega do aparelho na loja, o Ginga terá que estar nas mãos dos fabricantes até agosto, no máximo, para dar tempo de chegar ao mercado até o final do ano.

Será?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Pessoal, é tudo questão de tempo mesmo, vocês lembram que antigamente só tinha o sinal em VHF, e quando surgiu o UHF, tivemos que comprar (eu não comprei nada, meu pai comprou na época ehhe), aqueles conversores de UHF para VHF?

    Aquelas caixinhas com 2 botões, um ligava e o outro sintonizava o canal em uma espécie de "DISCO" numerado, translucido, que tinha uma lâmpadazinha que iluminava o canal que estavamos sintonizando em UHF...

    Daqui a alguns anos não usaremos mais os STBs, mas vai demorar, o conversor UHF antigo, ficou bastante tempo em uso e se bobear no interior do nosso Brasil ainda deve ter gente usando ainda!

  • Eu já acho que os fabricantes bem que poderiam adotar uma política mais flexível. Eu uso meu TV para jogar e assistir filmes e séries todas em DVD ou direto do PC com caixas de som externas, ou seja, não preciso de sintonizador de TV, caixas de som e muito menos de conversor digital.

  • O Ministério do Desenvolvimento está corretíssimo. Todos televisores já deveriam ser lançados com os conversores desde o princípio. Com essa de conversor separado, só vai desestimular o consumidor para a mudança de padrão, visto que, sai mais caro e ocupa espaço desnecessário, ( exceto Sony q embute atrás da tv ), e quem compra tv lcd, quer modernidade, sofisticação e não quer trambolhos espalhados pela casa. Imagine vc instalar um lcd no alto da parede do seu quarto. Onde vc vai enfiar o dito cujo??? Não respondam...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

6 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago