Pode estar vindo por aí uma novidade que vai embolar o meio de campo dos fabricantes de TVs. O Ministério do Desenvolvimento – aquele mesmo que quis dificultar as importações e acabou desautorizado pelo presidente Lula – quer obrigar todo mundo a embutir o conversor digital nos TVs. Isso mesmo: deixariam de existir os conversores externos, que deram a maior confusão desde o lançamento, e todos os televisores digitais teriam que trazer o dito cujo dentro. Já em janeiro de 2010, todos os modelos a partir de 26″ terão que ser fabricados dessa forma (leia aqui a íntegra da decisão).  

O que o Ministério não explica é como devem ser os conversores: com ou sem interatividade? Até janeiro, será que teremos definida a pendência do Ginga? Ou Ginga-Java, como está sendo chamado? Como o chamado PPB (Processo Produtivo Básico), que define a produção de eletrônicos em Manaus, leva de 3 a 4 meses entre o início da fabricação e a entrega do aparelho na loja, o Ginga terá que estar nas mãos dos fabricantes até agosto, no máximo, para dar tempo de chegar ao mercado até o final do ano.

Será?

3 thoughts on “Conversores embutidos: obrigação

  1. Pessoal, é tudo questão de tempo mesmo, vocês lembram que antigamente só tinha o sinal em VHF, e quando surgiu o UHF, tivemos que comprar (eu não comprei nada, meu pai comprou na época ehhe), aqueles conversores de UHF para VHF?

    Aquelas caixinhas com 2 botões, um ligava e o outro sintonizava o canal em uma espécie de “DISCO” numerado, translucido, que tinha uma lâmpadazinha que iluminava o canal que estavamos sintonizando em UHF…

    Daqui a alguns anos não usaremos mais os STBs, mas vai demorar, o conversor UHF antigo, ficou bastante tempo em uso e se bobear no interior do nosso Brasil ainda deve ter gente usando ainda!

  2. Eu já acho que os fabricantes bem que poderiam adotar uma política mais flexível. Eu uso meu TV para jogar e assistir filmes e séries todas em DVD ou direto do PC com caixas de som externas, ou seja, não preciso de sintonizador de TV, caixas de som e muito menos de conversor digital.

  3. O Ministério do Desenvolvimento está corretíssimo. Todos televisores já deveriam ser lançados com os conversores desde o princípio. Com essa de conversor separado, só vai desestimular o consumidor para a mudança de padrão, visto que, sai mais caro e ocupa espaço desnecessário, ( exceto Sony q embute atrás da tv ), e quem compra tv lcd, quer modernidade, sofisticação e não quer trambolhos espalhados pela casa. Imagine vc instalar um lcd no alto da parede do seu quarto. Onde vc vai enfiar o dito cujo??? Não respondam…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *