Tenho vários discos da Telarc, alguns inclusive comprados no Brasil, e não me desfaço deles por nada. É daquelas gravadoras cujos discos se pode comprar de olhos fechados – claro, desde que você esteja em busca de música, não de barulho. Só para dar idéia de sua importância, eis alguns nomes que compuseram seu elenco até agora: Dave Brubeck, Jacques Loussier, Monty Alexander, Ray Brown, John Pizzarelli, George Shearing, Erich Kunzel, Martin Pearlman e por aí vai. Mais do que contratar bons artistas e produzir grandes discos, a Telarc criou um padrão de referência em áudio, com seus “discos de teste” que todo bom instalador deve ter em seu show-room. Como diz Harry Pierson, editor da TAS, “ninguém gravou discos tão bons nos últimos 40 anos”.
O dia oficial do “falecimento” foi 31 de março, segundo comunicado da Concord, que demitiu todas as equipes de produção e agora deve negociar seu impressionante catálogo. Diz a Absolute Sound que o mesmo está acontecendo com a Decca e a Deutsche Grammophon – acredite se quiser. “Os tempos mudaram”, resigna-se Bob Woods, co-fundador da empresa. “Caiu um martelo sobre a nossa cabeça no início de 2008, quando tivemos 55% de devoluções. As lojas não conseguiam mais vender nossos discos. A Concord vai manter o estoque e os equipamentos, mas a alma e o coração da Telarc vão embora conosco”.
Triste, muito triste.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
View Comments
Olá, Orlando!
Realmente, é uma notícia triste (mais uma) para quem gosta de música e de gravações de alta qualidade.
Começando pelos LPs, com o logotipo DIGITAL estampado em suas capas, e que começaram a ser lançados em 1979, antes, portanto, do aparecimento dos CDs, fui sempre fã da Telarc.
Tomara que sua equipe de produção possa continuar a fazer seu belo trabaho nas empresas para onde foram.
Um abraço
João Carlos J. Wambier
Infelizmente mais uma perda inestimável para os amantes da boa musica. Porém cabe a nós, privilegiados em conhecer tal gravadora, levar seu legado ao maior numero de pessoas possíveis para que a boa musica nunca acabe ...