Categories: Uncategorized

Será a salvação?

Estudo divulgado na semana passada pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos, leia-se: as gravadoras) diz que em 2008 aumentou quase 80% a receita originária da venda de músicas pelo celular. E que 78% da receita com música digital já vem das telefônicas. Ao contrário de outros países, onde a indústria fonográfica ainda consegue fazer dinheiro vendendo música pela internet, no Brasil não há a menor expectativa em relação a isso. As próprias gravadoras admitem que o celular pode ser a salvação do mercado, mesmo tendo que dividir o bolo com as operadoras.

O mais interessante dessa pesquisa é que a venda de discos (CDs e DVDs) não caiu; segundo a ABPD, aumentou 4,9% em 2008, na comparação com 2007. Quer dizer, ainda tem gente comprando, principalmente música brasileira (74,5%). As gravadoras agradecem aos diversos padres cantores e duplas de música brega, já que pelo visto nem mesmo Roberto Carlos está escapando da crise. O relatório lista CDs e DVDs mais vendidos, mas não diz quais são os hits do celular. 

Se o Brasil seguir a tendência internacional, pode crescer a demanda por música ligada aos videogames, na esteira do sucesso dos super-heróis e de games como Guitar Hero. Resta saber como a pirataria irá tratar desses produtos. Hoje, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), 95% dos downloads no mundo é ilegal. No Brasil, deve ser mais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago