Categories: Uncategorized

Os sinais da palma da mão

Quando estive no Japão, no ano passado, um dos lugares mais impressionantes que visitei foi o centro de pesquisas da Fujitsu, em Kawasaki, a uns 80km de Tóquio. E uma das coisas mais incríveis que vi ali foi uma demonstração da tecnologia chamada Palm Vein, que agora a Fujitsu libera para o mundo inteiro. Basicamente, trata-se de ler a palma da mão para identificar uma pessoa sem que ela precise parar de se movimentar. Exemplo prático: ao chegar numa empresa, basta você abrir a mão para que a porta se abra. Simples, não?

O sensor desenvolvido pela Fujitsu, que agora entra em fase de produção comercial, é capaz de fazer a leitura das veias da mão em questão de milisegundos. Segundo o blog Akihabara News, os sistemas anteriores (inclusive da própria Fujitsu) funcionam como os leitores biométricos: você precisa encostar o dedo (ou a mão) no sensor e esperar alguns segundos para a identificação. Agora, é possível obter a mesma qualidade de leitura em muito menos tempo, com a vantagem de praticamente eliminar a possibilidade de fraude ou falsificação. Os especialistas da Fujitsu enxergam para essa tecnologia uma série de aplicações práticas, até mesmo a possibilidade de substituir cartões de crédito no comércio e bilhetes eletrônicos em estações de trem, por exemplo. 

Se você quer saber mais sobre essa nova tecnologia, aqui estão dois links bem detalhados: o do próprio laboratório da Fujitsu que trabalha no assunto e o site The Future of Things.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago