fujitsu_palm_vein_biometric2Quando estive no Japão, no ano passado, um dos lugares mais impressionantes que visitei foi o centro de pesquisas da Fujitsu, em Kawasaki, a uns 80km de Tóquio. E uma das coisas mais incríveis que vi ali foi uma demonstração da tecnologia chamada Palm Vein, que agora a Fujitsu libera para o mundo inteiro. Basicamente, trata-se de ler a palma da mão para identificar uma pessoa sem que ela precise parar de se movimentar. Exemplo prático: ao chegar numa empresa, basta você abrir a mão para que a porta se abra. Simples, não?

O sensor desenvolvido pela Fujitsu, que agora entra em fase de produção comercial, é capaz de fazer a leitura das veias da mão em questão de milisegundos. Segundo o blog Akihabara News, os sistemas anteriores (inclusive da própria Fujitsu) funcionam como os leitores biométricos: você precisa encostar o dedo (ou a mão) no sensor e esperar alguns segundos para a identificação. Agora, é possível obter a mesma qualidade de leitura em muito menos tempo, com a vantagem de praticamente eliminar a possibilidade de fraude ou falsificação. Os especialistas da Fujitsu enxergam para essa tecnologia uma série de aplicações práticas, até mesmo a possibilidade de substituir cartões de crédito no comércio e bilhetes eletrônicos em estações de trem, por exemplo. 

Se você quer saber mais sobre essa nova tecnologia, aqui estão dois links bem detalhados: o do próprio laboratório da Fujitsu que trabalha no assunto e o site The Future of Things.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *