Categories: Uncategorized

CD ou som de computador?

Ainda a propósito da questão dos formatos para ouvir música, Robert Harley, editor da revista The Absolute Sound e guru do áudio high-end, fez o teste prático: colocou lado a lado, com o mesmo sistema de amplificação e as mesmas caixas acústicas, um CD player e um servidor de mídia. Ganhou este último.

Harley não fez por menos. Usou na comparação um CD-transporte da marca Esoteric, considerado estado-da-arte, e dois media servers, das marcas Sooloos e Qsonix. O player foi otimizado com o uso de um conversor DAC da mesma marca, ou seja, difícil encontrar fonte melhor para ouvir música. Mesmo assim, ele conseguiu descobrir falhas na forma de jitters, que são sutis variações na passagem do sinal entre o conversor e o player. No computador, digo, no media server, esse problema não existe, concluiu Harley.

Claro que a maioria dos usuários não tem condições de identificar tais problemas na música que ouve, até porque raríssimos possuem equipamentos desse nível. Mas vale como referência. Quem quiser saber os detalhes pode ler aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago