Ainda a propósito da questão dos formatos para ouvir música, Robert Harley, editor da revista The Absolute Sound e guru do áudio high-end, fez o teste prático: colocou lado a lado, com o mesmo sistema de amplificação e as mesmas caixas acústicas, um CD player e um servidor de mídia. Ganhou este último.

Harley não fez por menos. Usou na comparação um CD-transporte da marca Esoteric, considerado estado-da-arte, e dois media servers, das marcas Sooloos e Qsonix. O player foi otimizado com o uso de um conversor DAC da mesma marca, ou seja, difícil encontrar fonte melhor para ouvir música. Mesmo assim, ele conseguiu descobrir falhas na forma de jitters, que são sutis variações na passagem do sinal entre o conversor e o player. No computador, digo, no media server, esse problema não existe, concluiu Harley.

Claro que a maioria dos usuários não tem condições de identificar tais problemas na música que ouve, até porque raríssimos possuem equipamentos desse nível. Mas vale como referência. Quem quiser saber os detalhes pode ler aqui.

duvidas_ptech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *