Categories: Uncategorized

Celular com widgets

Widgets: esta é mais uma palavrinha que, na falta de tradução apropriada, o pessoal fissurado em informática está usando também em português. Não há site ou blog de tecnologia, hoje, que não a mencione várias vezes. São pequenos programas (ou, como esse mesmo pessoal gosta de dizer, aplicativos) que você pode baixar da internet e incorporar a outros programas para acesso mais rápido. Algo muito comum em computadores, mas que agora começa a se espalhar para outros aparelhos. No Japão, a Toshiba é um dos fabricantes que já lançaram TVs com widgets integrados, para o usuário acessar blogs, sites ou redes de relacionamento. Na área de celulares, que eu saiba, a Samsung é a primeira a apostar nesse diferencial.

Acabo de chegar do evento de apresentação da nova linha de celulares da empresa, que promete brigar pela liderança desse segmento. E os celulares com widgets foram uma atração. No mercado mundial, a Samsung hoje só fica atrás da Nokia; aqui, está em quarto lugar. Mas pretende investir pesado para pular para segundo até o final do ano. “Queremos crescer 50%”, diz Silvio Stagni, vice-presidente da divisão de telecom da empresa coreana. Como fazer isso? Reduzindo um pouco os preços, lançando recursos atraentes para a população que mais utiliza celular (entre 15 e 35 anos) e fazendo muita propaganda. Nos próximos meses, vamos ver muito anúncio de celular Samsung por aí, inclusive na web – a propósito, em 2008 a empresa foi o quarto maior anunciante de mídias online, segundo Carlos Werner, diretor de marketing corporativo.

Falando especificamente dos produtos mostrados hoje, um dos destaques é o primeiro celular com display AMOLED fabricado no Brasil. AMOLED é a sigla inglesa para OLED de Matriz Ativa, ou seja, um display que une a tecnologia tradicional aos components orgânicos. O aparelho (foto) leva o nome comercial de Beat DJ, o que já explica tudo: é destinado ao usuário que não apenas gosta de ouvir música, mas adora fazer suas próprias mixagens. O display touchscreen de 2,8″ oferece bastante espaço para isso, e também para acessar os tais widgets, que ficam num menu lateral prontos para serem acionados apenas com a ponta do dedo. Dá ainda para acessar blogs e redes sociais sem ter que abrir o navegador, o que poupa uns bons minutos, dependendo da conexão. E facilita o compartilhamento de fotos: do próprio celular, você pode subir as fotos que acabou de tirar, sem maiores complicações.

E a Samsung garante: vêm mais novidades por aí.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago