Widgets: esta é mais uma palavrinha que, na falta de tradução apropriada, o pessoal fissurado em informática está usando também em português. Não há site ou blog de tecnologia, hoje, que não a mencione várias vezes. São pequenos programas (ou, como esse mesmo pessoal gosta de dizer, aplicativos) que você pode baixar da internet e incorporar a outros programas para acesso mais rápido. Algo muito comum em computadores, mas que agora começa a se espalhar para outros aparelhos. No Japão, a Toshiba é um dos fabricantes que já lançaram TVs com widgets integrados, para o usuário acessar blogs, sites ou redes de relacionamento. Na área de celulares, que eu saiba, a Samsung é a primeira a apostar nesse diferencial.

Acabo de chegar do evento de apresentação da nova linha de celulares da empresa, que promete brigar pela liderança desse segmento. E os celulares com widgets foram uma atração. No mercado mundial, a Samsung hoje só fica atrás da Nokia; aqui, está em quarto lugar. Mas pretende investir pesado para pular para segundo até o final do ano. “Queremos crescer 50%”, diz Silvio Stagni, vice-presidente da divisão de telecom da empresa coreana. Como fazer isso? Reduzindo um pouco os preços, lançando recursos atraentes para a população que mais utiliza celular (entre 15 e 35 anos) e fazendo muita propaganda. Nos próximos meses, vamos ver muito anúncio de celular Samsung por aí, inclusive na web – a propósito, em 2008 a empresa foi o quarto maior anunciante de mídias online, segundo Carlos Werner, diretor de marketing corporativo.

samsung-beat-djFalando especificamente dos produtos mostrados hoje, um dos destaques é o primeiro celular com display AMOLED fabricado no Brasil. AMOLED é a sigla inglesa para OLED de Matriz Ativa, ou seja, um display que une a tecnologia tradicional aos components orgânicos. O aparelho (foto) leva o nome comercial de Beat DJ, o que já explica tudo: é destinado ao usuário que não apenas gosta de ouvir música, mas adora fazer suas próprias mixagens. O display touchscreen de 2,8″ oferece bastante espaço para isso, e também para acessar os tais widgets, que ficam num menu lateral prontos para serem acionados apenas com a ponta do dedo. Dá ainda para acessar blogs e redes sociais sem ter que abrir o navegador, o que poupa uns bons minutos, dependendo da conexão. E facilita o compartilhamento de fotos: do próprio celular, você pode subir as fotos que acabou de tirar, sem maiores complicações.

E a Samsung garante: vêm mais novidades por aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *