Categories: Uncategorized

A (má) educação do consumidor

Quando escrevi aqui ontem sobre a falta de informação do consumidor em relação a equipamentos eletrônicos, ainda não tinha lido duas reportagens que saíram no UOL Tecnologia, sob os títulos “Tire Suas Dúvidas Antes de Comprar uma TV Nova” e “Tire Suas Dúvidas Antes de Comprar um Home Theater”. O leitor desavisado que chegou até o final dos dois textos terá todo direito, depois que fizer suas compras, de reclamar no Procon por “informação enganosa” (claro, esse crime não existe na legislação brasileira, mas bem que deveria).

Os dois textos, além de conter diversas imprecisões, induzem o consumidor a comprar errado, o que considero muito grave. Alguns trechos:

“Home theater” é definido de cara como “as famosas caixinhas que prometem dar mais realismo a filmes e shows…”

“Cada caixa de som tem uma função e uma posição e deve ser ligada conforme as instruções do manual do usuário” – como se sabe, quem fizer isso corre o risco de se enrolar (literalmente) nos cabos.

Sobre a posição das caixas: “As laterais (referindo-se às frontais direita e esquerda) reproduzem a trilha sonora e efeitos especiais sonoros” – ou seja, para ouvir os diálogos você pode desligá-las!!!

“No modelo 7.1, a caixa surround back é separada em dois canais, direito e esquerdo” – como fazer isso? Talvez cortando a caixa ao meio…

“Alguns modelos (de caixas) são dotados de controle manual e individual de volume” – seria o caso, se a matéria se referisse a sistemas modulares, com caixas amplificadas, raríssimas e caríssimas; mas o texto trata apenas dos sistemas integrados.

Sobre TV Digital: “Alta definição é uma tecnologia que vem em cada aparelho, ou seja, som e imagem na mais alta qualidade a partir da TV, sem precisar de um emissor de sinal específico para esta tecnologia”. Certo, é só ligar o TV e a imagem HD está prontinha, lá dentro.

Sobre televisores: “Existem no mercado aparelhos CRT de alta resolução, mas a diferença é que eles não possuem a mesma espessura das TVs de LCD e plasma”. OK, então quer dizer que a imagem de todos é a mesma?

“A taxa de contraste aponta a quantidade de cores que se formam do branco ao preto total”. Sem comentários.

Desculpem a overdose, mas é por essas e outras que muita gente acaba gastando mal o seu suado dinheirinho.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • certa vez perguntei a um montador de antenas parabolicas porque eu naõ conseguia sintonizar em meu equipamento em stero ,tive varios modelos de recpitor de parabolica ,ele me trespondeu que era muito simples era só mutilizar um cabo (y) aquele com 2 rca numa ponta e 1 na outra , que eu teria som sterio no meu equipamento de som, depois dessa eu nem me atrevo a perguntar nada lojas de esquina , eu não sei mais eles sabem bem menos

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

10 horas ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago