Categories: Uncategorized

De olho na Copa

Nas últimas semanas, ouvi de três fontes diferentes – todos executivos de grandes empresas – sobre a expectativa em relação à Copa de 2010. Parece que todo mundo enxerga o evento como catalizador de um novo boom nas vendas de eletrônicos no País. Não chega a ser propriamente novidade: a cada quatro anos isso acontece, embora nem sempre com os resultados esperados. Na última Copa, plasmas e LCDs haviam acabado de chegar a níveis de preço interessantes para a classe média, e os fabricantes venderam muito. Mesmo assim, alguns não conseguiram ter lucro, dada a fenomenal queima de preços forçada pelo varejo.

Não dá para prever como será desta vez, mas o fato é que a Copa desperta no Brasil não apenas paixões futebolísticas, mas também ansiedades empresariais de vários tipos. É muito dinheiro em jogo, e para as emissoras, que neste momento negociam os contratos de patrocínio das coberturas, falar em interatividade é como colocar mais chantilly no bolo. Na semana passada, o presidente do Fórum da TV Digital (SBTVD), Frederico Nogueira (que é também vice-presidente da Rede Bandeirantes), disse ao IDG Now que até o ano que vem o mercado já terá grande oferta de produtos de interatividade. “Na Copa de 2006, tivemos o começo da alta definição”, afirmou Nogueira. “A de 2010 vai ser a Copa do Full-HD e do começo da interatividade”. 

Segundo Nogueira, a recente aprovação do padrão Java DTV (também conhecido como “Ginga-Java”) permitirá que esses produtos comecem a chegar ao mercado por volta de outubro e se tornem grande atração nas vendas de Natal. Até onde sei, não é bem assim. Com exceção talvez da Globo, nenhuma emissora importante terá condições de oferecer serviços interativos em prazo tão curto. Tomara que eu esteja errado, mas a euforia de Nogueira é motivo de desconfiança quando ele diz: “Há grandes chances de o Java DTV se tornar padrão mundial de interatividade”. Padrão mundial? Não será otimismo demais?

Sobre o Java DTV, leia esta excelente reportagem de Cristina de Luca, publicada no site Convergência Digital.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

5 horas ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

6 dias ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

3 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

1 mês ago