Categories: Uncategorized

Vem aí o Blu-ray com cópia

Parece difícil de acreditar, mas o fato é que acaba de ser aprovada autorização para os usuários de discos Blu-ray fazerem cópia dos filmes que comprarem. Cópia de segurança, bem entendido, o nosso velho conhecido backup. A idéia é incluir nos discos, a partir de 2010, um código especial que permita fazer uma cópia utilizando um tipo diferente de player (que ainda não existe). Um grupo de estudos formado por fabricantes de equipamentos e produtoras de cinema chegou à conclusão de que essa é a melhor forma de satisfazer o consumidor, que até hoje não foi autorizado a copiar nem mesmo os DVDs, que já estão aí há mais de dez anos. 

Digo que é difícil de acreditar porque essa decisão equivale a exigir que todo mundo troque de aparelho – você que acaba de comprar seu player Blu-ray vai ficar fora da brincadeira, a menos que se disponha a investir num novo. Parece que estão chamando os usuários de idiotas, não? Numa época em que se encontram cópias piratas de filmes e shows em qualquer esquina, querem nos fazer crer que o Blu-ray é uma espécie de santuário inatacável, imune à pirataria. Será que o tal grupo de estudos acredita que com isso irá mesmo satisfazer o consumidor?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago