Categories: Uncategorized

TV, internet e polêmica

A tecnologia, como se sabe, evolui a cada minuto. Mas sempre há aqueles que tentam impedir essa evolução. Foi assim quando lançaram o cinema sonoro, na década de 20, e é assim agora com a “invasão” da TV na internet. Nos EUA, as duas maiores empresas de TV paga – a operadora Comcast e a programadora Time Warner – anunciaram um acordo para, a partir do mês que vêm, colocar na web alguns de seus programas. É um piloto, de nome TV Everywhere (“TV em todo lugar”), com apenas 5.000 assinantes recebendo o sinal via conexão de banda larga, para que as empresas analisem a receptividade; se der certo, deve se tornar um serviço permanente.
Bastou anunciar a idéia para que entidades de defesa do consumidor(!!!) se voltassem ferozmente contra. “Os consumidores saem perdendo”, acusou Gigi Sohn, presidente de uma ONG chamada Public Knowledge. “Somente alguns – que possuem banda larga – terão o pivilégio. Isso fere as leis da livre concorrência”. A crítica, defendida também por outra entidade chamada Media Access Project, é de que os programas devem ser deixados na rede para todo mundo, e não apenas para assinantes. Jeff Bewkes, presidente da Time Warner, justifica: “Não temos como viver de publicidade na web, portanto precisamos cobrar pelo serviço”.
Na verdade, o grande inimigo dessas empresas chama-se Hulu, atualmente o maior site onde se podem encontrar programas de televisão gratuitos para assistir e/ou baixar. Mas a briga ainda vai longe. Querer que as emissoras simplesmente coloquem sua programação de graça na web é imaginar uma utopia – pelo velho e bom motivo de que alguém precisa pagar essa conta.
A propósito, gostaria que lessem artigo que coloquei hoje neste blog. É uma boa discussão.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago