Categories: Uncategorized

Ponto-extra, outra vez!

A propósito da Anatel, os órgãos de defesa do consumidor prometem lutar contra a liberação da cobrança do ponto-extra pelas operadoras de TV paga. A mesma Anatel que havia proibido a cobrança agora autoriza aquilo que o Procon-SP chama de “manobra para driblar o consumidor”. Ao saber que a Net pretende cobrar um aluguel pelos decoders instalados nos pontos-extras, a agência voltou atrás na antiga proibição, provando mais uma vez que está totalmente perdida nessa discussão.

Na prática, para o assinante não importa o nome que se dê; o fato é que as operadoras querem e vã0 cobrar pelo serviço adicional. Sinceramente, acho que é justo. Se é um “ponto-extra”, como o próprio nome já diz, deve mesmo ser cobrado. O problema não é esse. O consumidor simplesmente não tem opção. Se é assinante da Net, por exemplo, não pode trocar a assinatura por outra operadora, pelo simples fato de que ninguém oferece os canais da Net; o mesmo vale para a Sky, TVA e todas as demais. No Brasil, TV paga é um serviço controlado por poucas empresas, a tal ponto que para o usuário fica valendo o velho “pegar ou largar”.

Nesse contexto, a cobrança do ponto-extra é mero detalhe.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Ola, esse e o pais das injusticas e enquanto o povo nao estudar, buscar conhecimento e aprender a lutar pelos seus direitos, vamos continuar a merce das grandes corporacoes.

  • Infelizmente esses oligo ou monopólios acontecem em todos os setores no nosso Brasil,basta ver o caso das estradas,não temos alternativa a não ser pagar o pedágio ou não viajar.O governo diz para pesquisarmos as tarifas bancárias e escolhermos a mais barata para mantermos nossa conta,mas os bancos "combinam"tarifas maiores num ou noutro serviço,de modo que a média seja a mesma e ainda nos dias de hoje os trabalhadores recebem seus vencimentos pelos bancos ou seja,se quiser mudar de banco terá também que mudar de emprego...O mesmo acontece em relação a eletricidade,água,banda larga,etc.É muito desanimador.

  • PESSOAL, VAMOS BOICOTAR A TV A CABO. ELES SÃO UM BANDO DE FOLGADOS E COMO SE NÃO BASTASSE, AQUI EM JUNDIAÍ A NET NÃO TEM NEM QUALIDADE DE IMAGEM . . . UHF 10 x 0 NET JUNDIAÍ

  • Cobrar pelo ponto extra quando envolve custos é justo, mas mensalidade VITALÍCIA de R$ 19,00 por um decodificador que não vale R$ 200,00, É ROUBO !!! Se a ANATEL fosse séria, ela teria investigado o custo do decodificador, do cartão, e teria fixado um valor máximo em torno de 2 % de aluguel, ou venda do aparelho com no máximo 20 % de lucro para a operadora !
    VAMOS ABRIR A EXPLORAÇÃO DA TV A CABO PARA OPERADORAS ESTRANGEIRAS, QUE AÍ OS PREÇOS CAEM NA REAL!(com preferência pela China)!
    Infelizmente aqui existe um cartel, que combina preços, mantém a ABTA, e o consumidor que se dane....

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

2 dias ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

4 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago