Categories: Uncategorized

LCD parece imune à crise

A mais recente pesquisa mundial sobre venda de TVs surpreendeu até os experts mais otimistas. Acredite: no segundo trimestre do ano, os fabricantes conseguiram comercializar 41% mais displays LCD do que no primeiro, após nove meses de queda contínua. Foram 127,9 milhões de unidades vendidas, número que supera até mesmo os do início de 2008. A estatística é do iSuppli, hoje um dos mais conceituados institutos de pesquisa da indústria eletrônica. E a explicação vem, mais uma vez, da China: o governo local decidiu incentivar a compra de TVs, de uma forma como nunca havia feito antes. Isso, por temer os efeitos da recessão sobre as dezenas de fabricantes locais. Também ajudou – e muito – o aumento da demanda por notebooks e netbooks.

Com isso, a projeção para o ano já foi revista: aumento de 18% sobre 2008, ou 516 milhões de unidades contra 435 milhões do ano passado. Boa notícia? Nem tanto: o faturamento dos fabricantes com as vendas de LCDs deve cair 8% em 2009. Conseqüência da queda desenfreada (e aparentemente incontrolável) dos preços.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

33 minutos ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

21 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

3 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

5 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

6 dias ago