A mais recente pesquisa mundial sobre venda de TVs surpreendeu até os experts mais otimistas. Acredite: no segundo trimestre do ano, os fabricantes conseguiram comercializar 41% mais displays LCD do que no primeiro, após nove meses de queda contínua. Foram 127,9 milhões de unidades vendidas, número que supera até mesmo os do início de 2008. A estatística é do iSuppli, hoje um dos mais conceituados institutos de pesquisa da indústria eletrônica. E a explicação vem, mais uma vez, da China: o governo local decidiu incentivar a compra de TVs, de uma forma como nunca havia feito antes. Isso, por temer os efeitos da recessão sobre as dezenas de fabricantes locais. Também ajudou – e muito – o aumento da demanda por notebooks e netbooks.

Com isso, a projeção para o ano já foi revista: aumento de 18% sobre 2008, ou 516 milhões de unidades contra 435 milhões do ano passado. Boa notícia? Nem tanto: o faturamento dos fabricantes com as vendas de LCDs deve cair 8% em 2009. Conseqüência da queda desenfreada (e aparentemente incontrolável) dos preços.

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