Categories: Uncategorized

Economizando energia (pra valer)

A propósito do comentário que fiz aqui outro dia sobre cidades inteligentes, vejam este estudo da Parks Associates, empresa que monitora as principais tendências em tecnologia. Já existem 8 milhões de casas, nos EUA, utilizando smart meters, que são medidores de consumo de energia programáveis; esse número deve subir para 13,6 milhões em 2010 e para 33 milhões em 2011!!!

Pode parecer exagero, mas é fato que cada vez mais a indústria investe em equipamentos de menor consumo. Smart meter é o nome dado aos novos “relógios”, como o da foto (existem outros modelos). Parece os tradicionais, que todo mundo tem junto ao portão e onde o funcionário da companhia de energia passa todo mês para medir a conta de luz. Pois é, parece mas é diferente. Chama-se medidor “inteligente” porque pode gerenciar o consumo de todos os aparelhos da casa, informando ao usuário, em tempo real, quanto está sendo gasto. Alguns, mais sofisticados, podem ser acessados pela internet, mesmo que o dono da casa esteja longe.

Aqui no Brasil, sei de alguns estudos – e até projetos já concluídos – com esse recurso. Já existe até uma entidade especializada, que atende pelo site http://www.smartgrid.com.br/ e realizará um evento a respeito em novembro. É, sem dúvida, um assunto que interessa a todos. Leiam, a respeito, este artigo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago