relogioA propósito do comentário que fiz aqui outro dia sobre cidades inteligentes, vejam este estudo da Parks Associates, empresa que monitora as principais tendências em tecnologia. Já existem 8 milhões de casas, nos EUA, utilizando smart meters, que são medidores de consumo de energia programáveis; esse número deve subir para 13,6 milhões em 2010 e para 33 milhões em 2011!!!

Pode parecer exagero, mas é fato que cada vez mais a indústria investe em equipamentos de menor consumo. Smart meter é o nome dado aos novos “relógios”, como o da foto (existem outros modelos). Parece os tradicionais, que todo mundo tem junto ao portão e onde o funcionário da companhia de energia passa todo mês para medir a conta de luz. Pois é, parece mas é diferente. Chama-se medidor “inteligente” porque pode gerenciar o consumo de todos os aparelhos da casa, informando ao usuário, em tempo real, quanto está sendo gasto. Alguns, mais sofisticados, podem ser acessados pela internet, mesmo que o dono da casa esteja longe.

Aqui no Brasil, sei de alguns estudos – e até projetos já concluídos – com esse recurso. Já existe até uma entidade especializada, que atende pelo site http://www.smartgrid.com.br/ e realizará um evento a respeito em novembro. É, sem dúvida, um assunto que interessa a todos. Leiam, a respeito, este artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *