Categories: Uncategorized

LED vs. plasma, a batalha

Pois é, como prometido, a edição de agosto da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL tem como matéria de capa mais um teste comparativo exclusivo. Se na edição de julho havíamos mostrado as diferenças entre as várias fontes de imagem de alta definição disponíveis no Brasil (discos Blu-ray, TV paga HD, TV aberta), agora a comparação foi entre os dois principais tipos de display à venda: plasma e TV de LED.

Convido os leitores a conferir os detalhes, mas aqui vão alguns “melhores momentos”. Antes, é bom esclarecer certas dúvidas que leitores têm manifestado. Existem, na verdade, dois tipos de TVs de LED: os que produzem a imagem a partir desse componente (Light-Emitting Diode, ou “diodo emissor de luz”); e os que simplesmente substituem o painel de luz traseiro (backlight) com leds em lugar das lâmpadas fluorescentes tradicionais. Há ainda uma outra diferença, mais sutil: alguns fabricantes – caso da Samsung, que já lançou no Brasil sete modelos – colocam os leds apenas no entorno do gabinete, usando um conjunto de lentes e/ou espelhos para direcionar os feixes de luz. Outros – como a Sony, que por enquanto só lançou aqui um modelo – monta o painel de backlight inteiro com leds, o que segundo alguns experts oferece melhores resultados. Sinceramente, teremos que comparar lado a lado as duas espécies para chegar a uma conclusão.

O TV de LED da Samsung é um LCD que utiliza leds em vez de lâmpadas, o que proporciona uma série de benefícios em relação aos LCDs convencionais: brilho mais intenso e firme, cores mais estáveis, melhores níveis de preto, menor consumo de energia, menos aquecimento do gabinete. Comparado com o plasma da Panasonic, lado a lado e reproduzindo os mesmos conteúdos gerados pelas mesmas fontes (player Blu-ray, videogame e receptor digital de TV paga), o LED ganhou nos itens brilho, nitidez e consumo (este, na verdade, foi aferido empiricamente, a partir do aquecimento do display). Mas perdeu nos itens que considero mais importantes: contraste, ângulo de visão e reprodução de imagens em movimento (a chamada refresh rate, ou “taxa de renovação”). O LED naturalmente ganha na espessura (2,9 contra 9,9cm do plasma), e ambos empatam na clareza das cores.

Na prática, essas diferenças não são fáceis de perceber. Com certeza, o consumidor leigo terá dificuldades de identificar a superioridade de um ou de outro, na loja. Mas a avaliação feita por nossa equipe pode ajudar muito. Pelo menos, é o que esperamos. Alguém já leu?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

    • Olá Daniel, ainda estamos aguardando que a Sony nos envie o produto para teste. Abs. Orlando

  • Não li ainda a revista, pois demora um pouco a chegar aqui na minha cidade. Com relação ao comparativo, essas TV's de LED melhoraram bastante, mas ainda assim tem que evoluir mais para poder se igualar ao Plasma, levando em conta filmes, TV Aberta, TV Digital etc. Se a comparação pudesse ter sido feita com a linha NeoPDP da Panasonic, a espessura e consumo de energia já não contaria a favor do LED. Mas o importante é evoluirem cada vez mais. E a LED deu um grande salto em relação à LCD convencional.

  • Quero ver um cliente comprando uma Samsung de LED e precisar de assistência técnica!! Imaginem então fora da garantia!!!

  • Realmente a Samsung está de parabéns por seus lançamentos...porém a fama de péssimo pós-venda acaba prejudicando a marca. É uma pena!!

  • Li o teste e achei muito elucidativo,considero vitória para a plasma,mesmo a Led utilizada ser da geração mais recente e a plasma ainda ser de uma geração anterior o que me faz pensar que as novas tvs desse tipo com 600Hz de "refresh" devem se distanciar ainda mais desse tipo de tv Led,com poucos Leds e apenas no entorno do painel,o que diminui bastante sua eficiência em elevar as taxas de contraste e manter a uniformidade na iluminação da tela.Cotinuo aguardando o NeoPDP.À proposito,estive vendo a nova plasma da Samsung,de 58"e 3 cm de profundidade.modPL59B850 e achei a imagem muito boa,a equipe da Revista já teve contato com esse aparelho?O que acharam dêle?Por quê não o testam para podermos ter uma referência?Um abraço à toda a equipe de Home Theater.

  • Caro Orlando. Apenas com o intuito de esclarecer alguns detalhes. Espero q vc me corrija se eu estiver errado! Ambos os fabricantes, Sony e Samsung, possuem tv's de LED que ocupam todo o painel traseiro (back light) e que ocupam apenas as bordas (edge-light). Os modelos da Samsung à venda no Brasil utilizam o sistema de back-light. Uma diferença entre as tecnologias dos dois fabricantes é que um deles - se não estou enganado é a Samsung - utiliza led's das 3 cores básicas (azul, verde e vermelho), enquanto o outro utiliza exclusivamente led's brancos. Abço.

  • Única televisão que poderia competir de fato um por um seria a OLED contra o Plasma.

  • Olha, infelizmente mudei de idéia esse fim de semana. O efeito burn-in continua presente nos tvs de plasma. Nos últimos anos percebi que os tvs de plasma possuem uma imagem muito mais densa e rica em diversos tons de preto, mas essa tecnologia não serve para jogar games, de jeito nenhum! Tenho uma plasma full hd de 42, da panasonic, comprada em março deste ano. O display está marcado com os menus dos jogos em diversas regiões. Acho que quem assiste muitos filmes em blu-ray (a maioria dos filmes possue tarjas) também vai sofrer com o efeito burn-in, portanto eu acho que o plasma não ganhará essa batalha contra o led e nem contra qualquer outra tecnologia.

  • Olá Orlando,kprimeiramente parabéns pelas matérias e me orgulho de todo seu conhecimento.
    Sou assinante da revista a anos e é de muito aproveito o teste que fizeram com as duas tecnologia. Não me canso de falar e sempre serei repetitivo que pra mim a plasma ainda é imbatível, pois como vc mesmo falou na matéria acima;" LED perdeu nos itens que considero mais importantes: contraste, ângulo de visão e reprodução de imagens em movimento (a chamada refresh rate, ou “taxa de renovação”).Comprei a plasma viera full hd PZ800 de 58'e pra mim qualidade de imagem-cores natural e viva e contraste com o verdadeiro preto ,é a PZ800.ESTOU MUITO FELIZ COM ESTA TV que encanta aos olhos de todos ao ve-la ligada mesmo sem ser em blu-ray e conectada aos cabos HDMI(absolut acustic) e receiver onkyo TX-SR806 .Fico com a plasma da panasonic!!!Um abraço a todos .

1 2 3 6
Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago