Categories: Uncategorized

De olho no preço (e só)

Como sempre, continuo aprendendo muito com alguns comentários dos leitores. É interessante ver como existe gente antenada com as novidades que comentamos aqui, mostrando que boa parte do pessoal é exigente e vai buscar a informação mais detalhada e confiável. Mais interessante ainda é ver como a questão financeira é o principal parâmetro para se analisar a maioria dos novos produtos e tecnologias. Não deveria ser assim, mas é.

Não deveria porque, a meu ver, o preço é apenas um dos fatores que envolvem uma decisão de compra. Qualquer compra. Ninguém, que eu saiba, entra numa loja de carros e fica barganhando descontos ou reclamando da política de preços daquela marca – até porque quando se vai à procura de um carro novo normalmente já se parte de uma boa pesquisa de modelos, recursos e preços. Já com os eletrônicos a preocupação parece ser outra. Comentei aqui outro dia sobre o novo DVD de alta definição chinês (CBHD), que na China esté competindo de frente com o Blu-ray, e vários leitores festejaram pelo simples fato de que trata-se de um produto mais barato.

Não é por aí, penso eu. Muitos esquecem do velho “custo-benefício”. Voltando à analogia automobilística, a princípio os carros são todos iguais: têm direção, faróis e andam sobre quatro rodas. Mas qualquer pessoa sabe (ou pelo menos imagina) a diferença entre dirigir, digamos, um Mercedes e um Astra. Ouso dizer que é a mesma diferença entre ver um filme em DVD e em Blu-ray – sobre o formato chinês, teremos que aguardar para emitir uma opinião, mas é lícito duvidar que eles consigam a mesma qualidade de som e imagem espremendo tanto o preço como se comenta. Quando se adquire um produto de alto valor agregado (como um carro ou um player), é importante ter consciência dessas diferenças. E não adianta criticar a indústria que cobra mais caro por uma nova tecnologia: os que quiserem usufruir dela primeiro, terão que pagar para ver.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Caro Orlando,

    De fato, você não explorou a questão central, implícita no título da matéria: As razões do mesmo produto ter um preço (em dólar) tão mais elevado aqui no Brasil do que alhures.

    E concordo integralmente com as críticas (construtivas) feitas à revista impressa. Sou assinante desde os primeiros números e vou continuar sendo. Mas já passou da hora de uma guinada na linha editorial (v. g., repetição 'ad nauseam' de certos assuntos, em detrimento de questões muito mais interessantes), sob pena de um definhamento da nossa HT a médio/ longo prazo. Em breve vou enviar sugestões concretas e críticas específicas, sob a ótica do leitor.

    Um abraço.

    • Caro Evandro, agradeço a mensagem e aguardo as sugestões. Só esclarecendo: os assuntos que aparecem na revista são definidos também a partir de pesquisas que fazemos anualmente com os leitores. Evidentemente, esse é um processo dinâmico e estamos sempre preocupados em melhorar. Contamos para isso com a ajuda de todos. Grande abraço. Orlando

  • preço por preço ,aparelho por paparelho seja qual for , eu ainda vejo hoge muitas instalaçoes mau feitas , creio que se o dvd tivesse saida RF muitos ainda estarian usando ,não importando qual sejam suas potencialidades, talves seja pura ignorancia . é só um comentario.

  • BOA TARDE,
    COMO VOCÊ DIZ, QUE TEM POR NORMA SOMENTE TESTAR APARELHOS VENDIDOS OFICIALMENTE NO PAÍS, O APARELHO BLURAY DA OPPO DIGITAL BDP 83 E DISTRIBUIDO PELA LOGICAL DESIGN. (WWW.LOGICALDESIGN.COM.BR), LOCALIZADA NO RIO DE JANEIRO.
    ACHO MUITO VIÁVEL TESTAR ESTE APARELHO, POIS AS CRITICAS SÃO MUITO FAVORÁVEIS A ESTE APARELHO. PELO O FAVOR DE SE POSSÍVEL FAZER TAL TESTE PARA PODERMOS DIZER SE REALMENTE O CUSTO/BENEFICIO É REALMENTE O MELHOR.

    ATT.

    LUIZ

    • Apenas para dar uma satisfação aos leitores que comentaram sobre o player da Oppo: nossa redação já solicitou à distribuidora um exemplar para teste. Estamos aguardando. Abs. Orlando

  • BOA TARDE,

    A PROPÓSITO, A LOGICAL DESIGN ESTARÁ FAZENDO UM EVENTO NO HOTEL COPACABANA PALACE (RIO HIGH END 2009) NOS DIAS 26 e 27 DE SETEMBRO DE 2009 DAS 10:00 AS 18:00 hs.
    NESTE EVENTO ESTARÃO SENDO APRESENTADOS LANÇAMENTOS MUNDIAIS DE 15 MARCAS EXCLUSIVAS DISTRITUIDAS OFICIALMENTE POR ESTA EMPRESA.

    LUIZ

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

9 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago