Categories: Uncategorized

Pioneer: a vida depois do plasma

Funcionários da Pioneer, no Japão e nos EUA principalmente, estão contando os dias. Até março de 2010, a empresa irá interromper definitivamente as vendas de TVs de plasma. Já comentei o assunto aqui, mas volto a ele, até com certa emoção, após ler entrevista do vice-presidente da empresa nos EUA, Russ Johnston, à revista especializada Twice.

Primeiro, deixem-me explicar o motivo da emoção. Os plasmas Pioneer da linha Kuro foram, até hoje, o que vi de melhor em matéria de imagem Full-HD em displays de tela fina, talvez superados apenas pelos TVs e projetores SXRD, da Sony, que vão além da alta definição (e da imaginação). Vi esses plasmas pela primeira vez na CES 2008 (veja aqui o vídeo que fizemos lá) e, como tantos outros visitantes do evento, fiquei de queixo caído. Quando chegaram ao mercado internacional, há cerca de um ano, os Kuro deram novo status ao plasma. Correm o risco de se tornar itens de colecionador, com preços atingindo a estratosfera, porque mesmo na CES 2009 não vi nada parecido (este vídeo promocional ajuda a entender a tecnologia).

Bem, os novos acionistas da Pioneer decidiram que nada disso é importante e que não compensava continuar investindo num produto que poucos teriam condições de comprar. Lamentável. Agora, o sr. Johnston diz que a Pioneer deu atenção demais ao plasma e esqueceu suas outras linhas de produtos; quer voltar a suas origens como empresa essencialmente de áudio e dispositivos ópticos. Leia-se: agora que não tem mais plasma para atrapalhar, vai se concentrar em receivers, sistemas de home theater e players Blu-ray. Não duvido da capacidade da empresa que produzir players melhores que os existentes hoje (claro, não me refiro aos modelos high-end). Mas receivers e caixas acústicas nunca foram seu forte, apesar de todo o marketing.

Receio que, a essa altura, a guerra já tenha sido perdida.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago