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As lições de um gênio

Histórias de sucesso no mundo empresarial estão a toda hora na mídia; histórias de fracasso, nem tanto. É sempre mais fácil falar de quem faz sucesso, e geralmente os erros que a pessoa cometeu até chegar ali são deixados em segundo plano. Na vida real, para cada Steve Jobs ou Bill Gates existem milhares (ou milhões?) de medíocres ou fracassados, cujas histórias não chegam às manchetes. São os nerds, no pior sentido do termo.

Acabei de ler (e recomendo) “A Cabeça de Steve Jobs”, livro escrito por Leander Kahney, editor da ótima revista Wired e provavelmente o homem que mais conhece a Apple no mundo – talvez mais do que o próprio Jobs, pois para fazer o livro Kahney conversou com dezenas de funcionários anônimos que jamais viram o chefe de perto. Coisas de uma grande corporação. O livro não chega a traçar um perfil de Jobs, como insinua o título. É, na verdade, um perfil crítico da empresa que ele fundou nos anos 70, da qual foi expulso nos 80 e para a qual voltou nos 90, quando enfim a transformou na companhia mais inovadora do planeta. Kahney conta detalhes das três fases e acaba montando um verdadeiro manual de governança corporativa. E de como foram criados produtos geniais, como iMac, iPod, iTunes, iPhone e as lojas da Apple. Mostra também como criatividade e megalomania são indissociáveis.

Reproduzo aqui apenas algumas citações, a partir dos quadros montados pelo autor sob o título de “Lições de Steve”. Vale a pena guardá-las para consultas posteriores, especialmente naquelas horas em que tomar uma decisão torna-se uma tarefa quase insuportável:

*Seja um déspota – Alguém tem de dar as ordens. Não é assim que as outras empresas fazem, mas é assim que funciona.

*Não ouça seus compradores – Eles não sabem o que querem.

*Design não é só para designers – Engenheiros, programadores e profissionais de marketing podem ajudar a descobrir como um produto funciona.

*Demita os idiotas – Só contrate pessoas nota 10. Funcionários talentosos são uma vantagem competitiva.

*Não dê ouvidos aos que dizem “sim” – Discussões e debates promovem o pensamento criativo (Jobs gosta de gente que desafia suas idéias).

*Seja um grande intimidador. Mas também um grande sedutor – Inspire as pessoas através do medo e saiba seduzi-las quando necessário.

*Não tenha vergonha de roubar grandes idéias dos outros.

*Faça as coisas em equipe – O iPod não foi cria de uma única pessoa. Surgiu de um processo interativo e foi descoberto pelo método de tentativa e erro.

*Descubra a paixão pelo seu trabalho (Jobs tem, e ela é contagiosa)

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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