Por falar em polêmicas, é impressionante a quantidade de leitores que se manifestam aqui quando tocamos no assunto TV por assinatura. O mesmo acontece no Blog da Redação. Talvez seja porque haja no Brasil poucos espaços onde se pode comentar o tema, tirar dúvidas ou simplesmente desabafar. E, convenhamos, as operadoras brasileiras não são propriamente pródigas em dar explicações e esclarecimentos. Nota-se pelos comentários postados que muitos assinantes odeiam o serviço que contrataram e que pagam todo mês. E só continuam porque não vêem outra opção. Mais ainda pelo fato de que, quando há algum problema, não encontram a quem recorrer, pois os SACs das operadoras são comandados por máquinas que raramente têm a resposta desejada pelo cliente.
Conversando com amigos que residem fora do Brasil, descubro que estamos a anos-luz de distância do que possa sequer se aproximar de uma boa prestação de serviço. Nos EUA, por exemplo, uma mensalidade em torno de 30 dólares dá direito a mais canais do que se tem aqui na Net ou na Sky; na Espanha e na França, o custo é mais salgado (a partir de 50 euros pelos pacotes básicos), mas há mais alternativas; até na Argentina, país que aderiu à TV paga muito antes e com maior intensidade do que o Brasil, o serviço funciona razoavelmente bem (já foi melhor, mas isso quando o País não estava mergulhado na atual crise).
Como já expliquei aqui, não é justo colocar a culpa toda sobre as operadoras. Estas fizeram e continuam fazendo altos investimentos para atender ao maior número possível de usuários. Não há fiscalização do governo, embora o assinante pague todo mês, junto com sua fatura, um absurdo de impostos. No máximo, as famosas e desgastadas reclamações ao Procon… O leitor Renato Manoel questiona, por exemplo, o problema da carência quando se quer trocar de operadora. Funciona assim também nos casos da telefonia e dos planos de saúde, certo? Outro leitor relata as dores de cabeça que teve ao chegar em casa e constatar que os técnicos de sua operadora, ao instalarem o decoder HD, simplesmente desajustaram seu sistema de home theater, no qual não sabem mexer. Certamente deve haver várias histórias semelhantes, ou até piores…
Este é o Brasil. Por mais que a TV paga HD seja fascinante e com recursos avançados, nada disso vai ser reconhecido se não houver respeito pelo assinante.
Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
View Comments
Poxa Orlando muito obrigado! Fico muito grato pela sua análise dos nossos apelos!
Acho que como consumidores aqui no Brasil, temos a descrença como ordem do dia no setor de serviços em geral. Mas quando este serviço suga uma parcela considerável do nosso pão de cada dia e não funciona direito ou o atendimento insulta nossa inteligência, agente "parte pra dentro".
Ah sim! Em relação à Sky da Europa, por 46 euros você consegue o pacote HD total. Vou ligar pra um amigo de lá e pedir pra ele botar um ponto adicional pra mim aqui rsrsrsrrr
Caríssimo Orlando,
Mais uma vez um grande tema no seu blog. As operadoras ou até mesmo a revista poderiam tentar mostrar o quanto pagamos de imposto em nossas faturas. Não só os diretos, claro, mas aqueles que incidem sobre a importação dos equipamentos e todos os impostos indiretos. Não seria surpresa saber que metade do que pagamos vai para um governo que, todos os dias, ignora seus deveres básicos: prover educação, saúde, transporte, segurança e habitação minimamente dignos a população. Quando não souber ou quiser fazer, que fiscalize decentemente.
Abraços,
Julio Cohen
Orlando, assino a TV Telefonica via satélite. Sem dúvida é o melhor serviço que já assinei na vida. Eu pago R$ 59,90 e tenho canais básicos e mais o pacote Documentários. A Telefonica pisa na bola demais com o Speedy, mas no quesito TV por assinatura temos de reconhecer: está de parabéns.