Por falar em polêmicas, é impressionante a quantidade de leitores que se manifestam aqui quando tocamos no assunto TV por assinatura. O mesmo acontece no Blog da Redação. Talvez seja porque haja no Brasil poucos espaços onde se pode comentar o tema, tirar dúvidas ou simplesmente desabafar. E, convenhamos, as operadoras brasileiras não são propriamente pródigas em dar explicações e esclarecimentos. Nota-se pelos comentários postados que muitos assinantes odeiam o serviço que contrataram e que pagam todo mês. E só continuam porque não vêem outra opção. Mais ainda pelo fato de que, quando há algum problema, não encontram a quem recorrer, pois os SACs das operadoras são comandados por máquinas que raramente têm a resposta desejada pelo cliente.

Conversando com amigos que residem fora do Brasil, descubro que estamos a anos-luz de distância do que possa sequer se aproximar de uma boa prestação de serviço. Nos EUA, por exemplo, uma mensalidade em torno de 30 dólares dá direito a mais canais do que se tem aqui na Net ou na Sky; na Espanha e na França, o custo é mais salgado (a partir de 50 euros pelos pacotes básicos), mas há mais alternativas; até na Argentina, país que aderiu à TV paga muito antes e com maior intensidade do que o Brasil, o serviço funciona razoavelmente bem (já foi melhor, mas isso quando o País não estava mergulhado na atual crise).

Como já expliquei aqui, não é justo colocar a culpa toda sobre as operadoras. Estas fizeram e continuam fazendo altos investimentos para atender ao maior número possível de usuários. Não há fiscalização do governo, embora o assinante pague todo mês, junto com sua fatura, um absurdo de impostos. No máximo, as famosas e desgastadas reclamações ao Procon… O leitor Renato Manoel questiona, por exemplo, o problema da carência quando se quer trocar de operadora. Funciona assim também nos casos da telefonia e dos planos de saúde, certo? Outro leitor relata as dores de cabeça que teve ao chegar em casa e constatar que os técnicos de sua operadora, ao instalarem o decoder HD, simplesmente desajustaram seu sistema de home theater, no qual não sabem mexer. Certamente deve haver várias histórias semelhantes, ou até piores…

Este é o Brasil. Por mais que a TV paga HD seja fascinante e com recursos avançados, nada disso vai ser reconhecido se não houver respeito pelo assinante.

3 thoughts on “TV paga, amor e ódio

  1. Poxa Orlando muito obrigado! Fico muito grato pela sua análise dos nossos apelos!
    Acho que como consumidores aqui no Brasil, temos a descrença como ordem do dia no setor de serviços em geral. Mas quando este serviço suga uma parcela considerável do nosso pão de cada dia e não funciona direito ou o atendimento insulta nossa inteligência, agente “parte pra dentro”.
    Ah sim! Em relação à Sky da Europa, por 46 euros você consegue o pacote HD total. Vou ligar pra um amigo de lá e pedir pra ele botar um ponto adicional pra mim aqui rsrsrsrrr

  2. Caríssimo Orlando,

    Mais uma vez um grande tema no seu blog. As operadoras ou até mesmo a revista poderiam tentar mostrar o quanto pagamos de imposto em nossas faturas. Não só os diretos, claro, mas aqueles que incidem sobre a importação dos equipamentos e todos os impostos indiretos. Não seria surpresa saber que metade do que pagamos vai para um governo que, todos os dias, ignora seus deveres básicos: prover educação, saúde, transporte, segurança e habitação minimamente dignos a população. Quando não souber ou quiser fazer, que fiscalize decentemente.

    Abraços,

    Julio Cohen

  3. Orlando, assino a TV Telefonica via satélite. Sem dúvida é o melhor serviço que já assinei na vida. Eu pago R$ 59,90 e tenho canais básicos e mais o pacote Documentários. A Telefonica pisa na bola demais com o Speedy, mas no quesito TV por assinatura temos de reconhecer: está de parabéns.

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