Categories: Uncategorized

Do outro lado do muro

Cheguei hoje à tarde a Berlim, para cobrir a IFA, que começa amanhã. Um início de viagem, digamos, atrapalhado. Em Guarulhos, esqueci meu celular no taxi; na conexão, em Zurich, não encontrei uma só tomada elétrica onde pudesse recarregar o computador. Chegando em Berlim, uma demora acima do normal para liberarem as malas. Nem parece que estou na Alemanha!!!

Desta vez, me colocaram num hotel que fica do outro lado a cidade, o lado que antigamente pertencia aos comunistas. E, no quarto, descobri que esqueci em casa o adaptador de rede elétrica que comprei no ano passado. Por sorte, o hotel tem um para emprestar, mas cobra 10 euros (me garantiram que devolvem o dinheiro, quando eu devolver o acessório). Nunca entendi por que não há uma padronização mundial dos conectores elétricos. Tenho em casa quatro adaptadores: um americano, um alemão, um inglês e um japonês. Detalhe: que não “conversam” entre si. Não seria mais fácil um padrão único para todo mundo? Alguém sabe a resposta?

Bem, voltando à IFA, o fato de estar “do outro lado do muro” não é tão complicado, porque há uma estação de metrô bem pertinho – dá para chegar na Feira em 20 minutos. O problema é que esta parte da cidade está sendo reconstruída. São tantas obras que nem parece aquela Berlim vibrante e cheia de áreas verdes que vi no ano passado. Acho que, quando der uma folga, vou ter que pular o muro…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Quanto aos adaptadores, aí na Europa existe um que é universal e deve custar menos que 30 Euros. Já utilizeo o meu em todos os lugares que fui e é perfeito.

  • Prezado Orlando,
    Normalmente viemos por meio dessas linhas para comentar, reclamar e/ou questionar seus relatos e matérias.
    Dessa vez venho só para desejar melhor sorte durante a IFA, e que possa nos trazer boas novas.
    abs.

  • Caro Orlando,

    Boa sorte por ai, aguardo ansioso pelas novidades e seus comentários sobre elas, claro.

    Abraços,

    Julio Cohen

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago