Categories: Uncategorized

Es ist Voda!

Um dos maiores estandes da IFA este ano é o da operadora inglesa Vodafone – um nome que precisa ser pronunciado com cuidado na Alemanha, onde o “V” tem som de “F”. Hoje, entre as infindáveis caminhadas que somos obrigados a dar entre os enormes pavilhoes da Messe Berlin (são 26, ao todo), tive que atravessar o gigantesco estande da Vodafone, trajeto que demorou mais ou menos uns 20 minutos. Foi quando, pela enésima vez, descobri que estava perdido. Como já havia ocorrido no ano passado, e no outro, e no outro…

Confesso que até progredi com o meu alemão de chucrute, mas isso ainda não é suficiente para entender o que eles falam. Ainda mais quando parecem não ter a menor idéia do que estão dizendo. O pessoal de apoio, que está ali apenas para prestar informação, às vezes dá a impressão de que caiu no pavilhão de paraquedas. Nesse aspecto, a IFA é um pesadelo – não fosse a incrível quantidade de produtos interessantes, seria mais ainda. As distâncias são tão grandes que eles colocam microônibus para nos levar de um pavilhão a outro – o problema é que, ao contrário dos trens alemães, esses ônibus vivem atrasados; quando chegam! A maioria dos colegas jornalistas estrangeiros prefere ir a pé, e quando chove (como aconteceu ontem), é de doer.

Desculpem este relato que mais parece um muro de lamentações, mas é que esses, digamos, pequenos detalhes acabam prejudicando o trabalho. Pensando bem, esta Alemanha que estou vendo agora pouco lembra aquela outra, famosa e organizadíssima. O telefone do meu quarto no hotel não funciona há três dias. A conexão de internet está quase tão lenta quanto estamos acostumados no Brasil. E hoje, na estação do trem, fui impiedosamente atingido por uma goteira!

Será que estamos exportando nosso know-how? Só me resta dizer (em alto e bom alemão): É Vodafone!

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago