Categories: Uncategorized

CEDIA: notícias de Atlanta

A CEDIA Expo, que acontece esta semana em Atlanta (EUA), é o evento mais importante do mundo para os profissionais de áudio, vídeo e automação residencial. Mais importante até do que CES e IFA, embora estes dois sejam bem maiores. É que são voltados para o consumidor final, verdadeiros “shows” de tecnologia, enquanto a CEDIA é um evento fechado, essencialmente técnico, com muita demonstração para revendedores e instaladores especializados, e uma infinidade de cursos de aperfeiçoamento. Já disse e repito mais uma vez: para quem quer realmente se tornar um bom profissional nesse segmento, é um evento indispensável.

Meu colega Eduardo Bonjoch está em Atlanta, enviando as notícias mais quentes da Expo, que podem ser conferidas neste hot site. À primeira vista, confirma-se muita coisa do que vimos em Berlim. As principais tendências da eletrônica de consumo são mesmo a internet na TV, as conexões sem fio e a TV 3D – esta por enquanto uma promessa, mas com boas perspectivas para 2010 (vejam este vídeo com a demo do plasma Panasonic de 103″). Curioso é que, sem que tenhamos combinado, Eduardo e eu tivemos a mesma sensação: o 3D da Panasonic é o melhor, pelo menos nas demonstrações da CEDIA e da IFA, respectivamente. É só uma indicação, a ser confirmada no futuro, quando pudermos avaliar melhor os produtos que chegarem ao mercado (se chegarem).

Do que Edu nos mandou até agora, ressalta a importância crescente dos sistemas de automação residencial simplificados e com preços mais acessíveis, como mostram no evento as empresas Control4, Crestron, AMX e RTI, entre outras. Outro aspecto significativo da CEDIA Expo é a “descoberta”, por parte dos fabricantes de equipamentos high-end, do mercado de áudio e vídeo portátil. Empresas como Mark Levinson, Krell e Meridian voltam os olhos para o iPod e seus parentes menos badalados. Não há como fugir.

Como disse acima, a Expo é um evento obrigatório. Quem não pode ir desta vez, deve correr atrás das informações que chegam de lá. E preparar-se para ir no ano que vem.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

5 horas ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

2 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago