Categories: Uncategorized

Preços, preços, preços…

Incrível a repercussão do post anterior sobre a queda de preços do Blu-ray. Prova que realmente o pessoal está animado para comprar o aparelho. O único problema é que, mais uma vez, parece que só o preço interessa. Acho razoável que alguém não queira um Blu-ray agora porque está satisfeito com seu DVD; até já escrevi sobre isso aqui. De fato, o salto é bem menor (ou menos perceptível) do que foi, por exemplo, quando passamos do videocassete para o DVD. Dificilmente uma tecnologia nova atrai muitos compradores, e com o Blu-ray não está sendo diferente. Os que querem usufruir logo das vantagens estão pagando o preço desse, digamos, pioneirismo; os outros vão esperar. E aí pode ser até que aquela mesma tecnologia já esteja superada por uma outra.

Agora, como bem lembrou um leitor, não dá para querer o melhor produto pagando o menor preço. Vejam, por exemplo, o novo Blu-ray player da Samsung (modelo P4600), apresentado neste vídeo. É o primeiro portátil do mercado, que pode inclusive ser pendurado na parede, ao lado do plasma ou LCD. É também o primeiro que funciona sem fio, via rede WiFi, podendo se comunicar diretamente com o computador para transferência de arquivos. Não é um recurso interessante? Pois é, seu preço de lançamento é R$ 2.499.

Absurdo? Não, para quem valoriza o design e a praticidade, que obviamente são poucas pessoas.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando,só não concordo com a afirmação de que o salto de qualidade do dvd para o bluray seja menor de que o dvd para o vhs,pois a diferença entre a resolução standard(480p) para fullHD (1080p) é abissal ,então vale muito a pena a aquisição imediata de um player de "blu",ao menos para os que se comprazem em assistir seus filmes e shows com a sensação de estar vendo tudo por uma janela e não numa tela!

  • Caro Orlando,
    Ao meu ver, não é simplesmente pelo fato de que os preços dos Blu-Rays tiveram acentuada
    queda, e por esse motivo os consumidores
    adquiram desde já o seu Blu-Ray. O problema é
    que o valor do disco de tal mídia continua
    ainda muito caro! Ora, se fizer-mos as contas,
    se comprar-mos, aos preços de hoje, por exem-
    plo, uns 15 (quinze) discos blu-ray, gastaría-
    mos em torno de uns R$800,00; isto é, quase o
    valor atual de um DVD Player Blu-Ray! Assim,
    por enquanto, creio que deveremos esperar
    mais um tempo para adquirir-mos essa sonhada
    máquina de vídeo.

  • Acho que preço é importante. Mas não esperem milagres a curto espaço de tempo. Nos EUA um Panasonic custa 250 Dólares e se considerarmos que aqui chega com 100% de impostos e frete, aqui deveria custar 950 Reais, o que não é nenhuma barbada. Agora de que adianta uma onda de aparelhos baratos e uma corrida até as assistências técnicas para resolver problemas que nada mais são que problemas de baixa qualidade dos componentes? Sinto-me mais seguro vendendo aos meus clientes (cada vez mais exigentes quanto a qualidade), aparelhos da Philips e Panasonic, casualmente os mais caros entre os populares.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

6 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago