Por falar em Código do Consumidor, a amiga Andreia Almeida me manda interessante notícia que saiu na última edição da revista Exame. Já tinha visto, mas confesso que não dei muita atenção. Mas é algo que pode ser útil a todo mundo: o site Reclame Aqui.
Para quem está cansado de se queixar aos Procons sem ver resultados práticos, não deixa de ser uma boa alternativa. O site simplesmente acolhe todo tipo de reclamação e as encaminha às empresas envolvidas, cobrando uma resposta pública. Diz a revista que 70% dos casos são resolvidos, o que é muito mais do que a média obtida pelos processos normais. O segredo é que tudo é transparente, ou seja, a empresa sente-se na obrigação de dar uma resposta convincente, caso contrário sua imagem corre o risco de ficar bem comprometida.
Navegando pelo site, percebe-se que a coisa é séria (se alguém souber de algo em contrário, por favor avise). As queixas ficam expostas já na página principal, assim como os esclarecimentos das empresas; há notícias relatando casos concretos; um plantão de ajuda ao consumidor; e vários rankings. Sim, dá para saber, por exemplo, quais são as empresas mais reclamadas: na lista de hoje são, pela ordem, Claro, Tim, Telefônica, Mercado Livre e Vivo (notem bem: quatro operadoras). E também as que mais respondem às queixas: Claro, Tim, Net, Americanas e Nokia. As que menos respondem: Telefonica, Oi, Vivo, BrasilTelecom e Mercado Livre. E, finalmente, um listão com as empresas consideradas melhores no tratamento ao cliente.
Belo serviço. E uma ótima forma de usar a internet.
Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…
Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…
Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…
Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…
A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…
Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…