Categories: Uncategorized

Sexta-feira negra. Será?

Dia 27 próximo é a Black Friday (“sexta-feira negra”), como chamam os americanos, o dia em que, oficialmente, abre-se a temporada de compras do Natal. No ano passado, foi negra mesmo: em plena crise econômica, o consumidor de lá preferiu ficar em casa vendo TV de graça e comendo hamburguer congelado. Desta vez, tudo indica que poderemos ter de novos cenas como a da foto, tirada na Black Friday de 2007.

Pelo menos, o que tem saído na imprensa a respeito de promoções e queima de preços é de cair o queixo. Até a poderosíssima BestBuy, maior rede de lojas de eletrônicos do mundo, caiu na vida, diante das pressões dos hipermercados, como Wal-Mart e Costco. Vi outro dia, no site da loja, a oferta de um notebook Acer por 250 dólares (não, não era netbook, era note mesmo, e até que bem equipadinho). A mesma BestBuy cortou o preço do Windows 7 de 130 para (acreditem) 40 dólares! E já anuncia uma promoção casada com a HP: desktop, monitor, laptop, netbook, roteador sem fio, tudo entregue e instalado, por US$ 1.199.

Target, Sears e Wal-Mart prometem entregar Blu-ray players por até US$ 149, sendo que um Sony S360, reconhecidamente um dos melhores entre os ditos “populares”, sairá por US$ 199. Faça o teste: entre no Google e digite “Black Friday”. É inacreditável a quantidade de lojas que anunciam boiadas como essas.

A queima geral, aliás, estende-se também aos discos Blu-ray, tão caros por aqui. Filmes de catálogo – como 2001, Os Bons Companheiros e Eu Sou a Lenda – poderão ser comprados na tal sexta-feira por US$ 8,99. E a Target deve bater todos os recordes de desconto com esta oferta: Batman – O Cavaleiro das Trevas por US$ 3,99.

Como diria Robin: “Com todos os diabos, Batman!”

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago