Categories: Uncategorized

A briga pelo segmento de LEDs

Enquanto por aqui a LG entra na briga com a Samsung pelos TVs LCD com backlight de LED, como comentei esta semana, nos EUA há um novo concorrente de peso: a Toshiba. A nova linha Regza, que está chegando ao varejo americano, inclui dois modelos (55″ e 46″) com o tão comentado e pouco visto backlight de LED padrão local dimming. Até agora, somente a Samsung havia colocado no mercado internacional TVs desse tipo – a Sony aparentemente abriu mão disso, preferindo se concentrar em outros aperfeiçoamentos do LCD convencional.

Vale a pena lembrar que os TVs LED-LCD à venda no Brasil, inclusive os novos da LG, utilizam o padrão edge-lit. Os painéis local dimming são mais caros e de construção mais complexa, daí a preferência dos fabricantes pelos edge-lit, caso contrário os preços dos TVs seriam bem mais altos. Só que, no disputadíssimo mercado americano, e sem os constragimentos da tributação brasileira, esses TVs até que estão saindo a preços razoáveis. Vejam só.

O Toshiba SV670U, de 55″, tem preço sugerido de US$ 2.999; certamente será vendido por menos daqui até o Natal, com a avalanche de promoções que se vê por lá. Já o Samsung B8500, também com 55″, custa US$ 4.049, mas também está sendo incluído em promoções; leva sobre o Toshiba a vantagem da freqüência de 240Hz na renovação de tela.

Para quem perdeu a explicação anterior sobre esses dois tipos de backlight de led, a diferença entre local dimming e edge-lit está no número de leds utilizados e na sua disposição sobre o painel. No padrão local dimming, os leds – que são poderosos focos de luz e substituem com vantagens as lâmpadas convencionais – são espalhados por toda a superfície do painel, gerando uma luminosidade mais uniforme que, por sua vez, resulta em melhores níveis de contraste e clareza das cores. Nos painéis edge-lit, os leds são montados nas bordas de uma placa de acrílico que é colocada ao painel e se encarrega de espalhar a luz. Evidentemente, os TVs com local dimming são mais eficientes – mas também mais caros.

Mas ambos são muito melhores que os LCDs convencionais.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando, estou bem informado com os seus comentários.
    Porque os fabricantes não são capazes de esclarecerem os consumidores entre um painel de LCD LED com padrão local dimming x padrão edge-lit?
    Sabemos que existe um elevado custo tributário no nosso Brasil, mais existem incentivos fiscais, caso contrário não estaria em nosso país.
    É provavel que estas empresas precisam ampliar os seus resultados a médio e longo prazo, esse é o caminho, reduzindo custo na escala de produção.
    Abs.Dinaldo

  • Sem contar que a assintencia tecnbica Samsung é um fracasso. Ninguém compra TV pensando em quando ele for estragar. Mas preparesse para o pior...

  • Samsung é complicado.. eu prefiro mil vezes comprar um televisor tipo aqueles da linha infinita da lg que tem netcast 3D dlna wireless e tudo mais, parar mais caro, mas saber que estou levando algo de qualidade!

  • Houve um pequeno erro: local dimming não tem a ver com os leds ficarem no fundo, isto é full array que é diferente do edge lit. Ou seja full array = centenas de leds no fundo / edge lit = leds apenas na borda com painel de acrílico para espalhar a luz.
    O local dimming é outra coisa. É o recurso de diminuir a luminosidade dos leds por área. Este recurso só é útil no full array, causando pretos mais profundos e brancos mais brancos.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago