Categories: Uncategorized

Brasil x México x Argentina

Saiu esta semana o último estudo da Anatel sobre a penetração da TV paga no País. Já são 7,1 milhões de residências recebendo o serviço, um crescimento excepcional de 13,3% entre janeiro e outubro. Segundo a agência, esse número equivale a 24 milhões de pessoas atendidas. Com isso, o Brasil está próximo de se tornar líder em TV paga na América Latina, superando México e Argentina, cujas estatísticas oficiais ainda não foram divulgadas (a empresa de pesquisas PTS Pay-TV estima que os dois países devem fechar o ano na casa dos 7 milhões). Apesar da precariedade do serviço prestado, como temos relatado aqui continuamente (e como os próprios leitores dão testemunho quase todo dia), sem dúvida é um salto importante. Principalmente levando em conta que as duas regiões brasileiras onde a TV paga mais cresce são justamente as mais pobres: Norte (com 21,7%) e Nordeste (18,4%).

Agora, as más notícias. O Brasil, com seus hoje mais de 180 milhões de habitantes, oferece TV paga apenas a 24 milhões, ou seja, 13% da população; o México, que possui 110 milhões de habitantes, está bem à frente, atendendo com esse serviço a 21% das pessoas; e a Argentina, coitada, com a crise econômica que já dura mais de dez anos, tem apenas 40 milhões de habitantes, mas nada menos do que 60% das residências têm assinatura de TV. Mais incrível ainda: o número de assinantes por lá anda estagnado, já eram quase os mesmos 60% há cinco anos, quando aqui não chegávamos sequer a 5%.

Resumindo: para chegar ao nível de nossos hermanos, a TV paga brasileira ainda precisa se multiplicar por quase cinco.

Para quem quer entender melhor as causas desse atraso, recomendo estes dois artigos:

Todo mundo está de olho na TV paga

Banda larga tem que estimular a concorrência

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Eu nao canso de dizer que o servico de TV paga e tambem de banda larga aqui em Londres e uma maravilha. Estou pagando o equivalente a 60 reais por mes de telefone, banda larga 8 megas e tv. Isso e bom demais.

  • Pois é meu caro e nós Brasil sendo lesados por uma tv paga cara demais e banda larga deficiente.Prometem uma coisa e o serviço é outro.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

5 dias ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

2 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

3 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago