Categories: Uncategorized

Google vs. China: quem vencerá?

A briga da Google contra o governo chinês, que estourou nos últimos dias de 2009, parece ser daquelas que acabam virando novela. Simplesmente não há saída amigável – pelo menos a curto prazo. Para quem não acompanhou a história: a versão chinesa do site foi invadida por hackers a mando das autoridades chinesas, que espionam pessoas que criticam o regime. A direção da Google não gostou e agora ameaça simplesmente encerrar sua operação no País, um dos poucos onde não consegue liderar – o Baidu, espécie de “Orkut chinês”, é muito mais popular por lá. Os analistas se dividem: há os que defendem a empresa americana por ter a coragem de enfrentar uma ditadura, assim como aqueles que a condenam por querer impor suas regras sobre as leis de um país.

O caso não iria muito longe se não envolvesse o maior parceiro comercial dos Estados Unidos. O próprio presidente Obama entrou na discussão, defendendo a Google, mas tomando o cuidado para não atingir o governo chinês e criar problemas para outras empresas americanas. Gary Shapiro, presidente da CEA (que representa os fabricantes de eletrônicos), é um dos que defendem o velho “muita calma nessa hora”. Em artigo publicado na semana passada no site CNBC, Shapiro lembrou que a China já é o maior fabricante mundial de aço e o maior consumidor de automóveis. Dois “pequenos detalhes” que nem a Google, do alto do seu poder e onipresença, pode ignorar.

Evidentemente, a indústria eletrônica é uma das que mais têm a perder com esse tipo de conflito. Bastou os EUA sobretaxarem a importação de pneus chineses, para as autoridades de Pequim bloquearem o acesso dos chineses a sites como Facebook e YouTube; agora, com a Google endurecendo mais ainda a conversa, que tipo de retaliação se pode esperar? Aguardem os próximos capítulos…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um mapa do mercado Pro AV no Brasil

Saiu uma nova edição do relatório MOAR (Marketing Opportunity Analysis Report), produzido pela AVIXA, a…

1 dia ago

Samsung e a Geração AI TV

Com excelente senso de timing, a Samsung batizou sua linha de TVs 2024, apresentada semana…

3 dias ago

Apple pisa na bola. De novo

    O ano não começou bem para a Apple. Uma série de decisões equivocadas…

1 semana ago

A vida útil das TVs

    Uma das polêmicas mais antigas do mercado de consumo é sobre a durabilidade…

2 semanas ago

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

4 semanas ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

1 mês ago