Categories: Uncategorized

Gradiente, de roupa nova

A Gradiente comunicou oficialmente anteontem à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que mudou de nome. Agora, será IGB Eletrônica S/A. A CVM informou também que autorizou o arrendamento dos ativos da empresa para a CBTD (Companhia Brasileira de Tecnologia Digital), que vem a ser dos mesmos sócios da Gradiente. Na verdade, a CBTD foi criada apenas para que a empresa possa retomar suas atividades, enquanto não se define a situação judicial da Gradiente. A CBTD está se apresentando ao mercado como “aberta a novos investidores”, prometendo iniciar operações no segundo trimestre do ano, segundo o site Olhar Digital. São brechas que a legislação brasileira oferece, para o bem ou para o mal.

Pelo que sei, Eugenio Staub continua tentando encontrar quem se disponha a investir no seu projeto de fabricar notebooks e TVs LCD em Manaus. Sua outra batalha é chegar a um acordo com os credores, a quem a empresa deve mais de R$ 300 milhões. Não sei qual das duas tarefas é mais difícil.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Este Eugenio Staub é um fanfarrão. Na entrada do governo Lula ele oPTou, comprou helicoptero novo, pegou dinheiro do governo e sumiu. No apagar das luzes do governo Lula ele volta a dar sinais de vida. Só muito trouxa para fazer negocio com ele.

  • Tenho minhas dúvidas... se ele é incapaz de criar novas tecnologias, vai acabar comprando tudo no grande mercado oriental de fabricantes OEM/OED, etc, qual é a vantagem, para o consumidor, de apenas uma nova "marca"? Ou melhor, antiga. Ele vai estampar sua marca em produtos chineses, eventuamente finalizados (leia-se montados) aqui e enfrentar mais uma vez a concorrência cada vez mais acirrada dos coreanos e japoneses que, aliás, trazem as reais novidades cada vez mais rápido para o país.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Dicionário de tecnologias AV

  Você sabe o que é o protocolo AVB? Já aprendeu o que são harmônicos…

1 semana ago

Médias empresas, grandes transações

Fusões e aquisições são quase que semanais no mundo da tecnologia. A mais recente -…

2 semanas ago

Energia solar acelera o futuro

Nesta 6a feira, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 milhões de domicílios equipados…

3 semanas ago

Excesso de brilho nas TVs é problema?

    Já vi discussões a respeito, em pequenos grupos, mas parece que a questão…

3 semanas ago

Incrível: Elon Musk contra as Big Techs!

      A mais recente trapalhada de Elon Musk, ameaçando não cumprir determinações da…

4 semanas ago

De plágios, algoritmos e enganações

Pobres Criaturas, em cartaz nos cinemas e desde a semana passada também no Star+, é…

1 mês ago