Por falar em internet, uma boa notícia que vem do governo (não só o federal, mas também de alguns estados e municípios) refere-se ao uso crescente de mídias online para serviços públicos. Saiu no IDG Now: é cada vez maior a quantidade de informações que o cidadão pode acessar pela internet para facilitar a sua vida e particularmente seu relacionamento com o poder público. Ainda não chegamos ao nível de alguns países europeus, onde você pode até receber pagamentos pela web, mas estamos caminhando.
Segundo a reportagem, somente a Prefeitura de São Paulo já oferece nada menos do que 70 serviços online, que vão da obtenção de guias até o acompanhamento de obras. Pelo serviço De olho na obra, por exemplo, o internauta pode saber a quantas anda a reforma de uma rua ou de um prédio público; um dos links mais acessados ultimamente é o Pontos de alagamento, onde você pode ver um mapa atualizado dos locais onde há problemas. Não sei se funciona, mas pelo menos é uma boa iniciativa. A reportagem fala ainda de serviços prestados online pelas prefeituras do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, além do governo federal e do Estado de São Paulo.
É importante todo mundo usar essas ferramentas, até para ver se realmente são eficientes e, se for o caso, apontar as falhas. Essa é uma forma de cidadania que precisa ser incentivada. E, se estamos sempre criticando os governantes em geral, não há como deixar de reconhecer que, neste caso, eles estão de parabéns.
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…
Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…
Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…
Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…
Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…